Em fevereiro e março o restaurante Infame, no 1908 Lisboa Hotel, apresenta a iniciativa “O Chef faz Par”. Nos próximos dois meses, 11 chefes vão visitar a cozinha da casa instalada na zona do Intendente, em Lisboa.
Dois chefes, dois menus de São Valentim é como se resume a proposta para o São Valentim dos restaurantes Akla, em Lisboa, e Laffan at Atlântico Bar & Restaurante, em Cascais. A 14 de fevereiro os jantares incluem o sorteio de estadas em hotéis.
No restaurante Sála, em Lisboa, o Dia dos Namorados merece uma ementa exclusiva. João Sá, chefe de cozinha preparou um elenco que inclui mexilhão, lagostim e tamboril.
Para celebrar o Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro, o espaço Kitchen Friends, no Holiday Inn Porto Gaia, propõe um jantar romântico, com menu preparado a preceito para a comemoração.
O restaurante Citrus, no Lisbon Marriott Hotel, não quer deixar em mesa alheia a possibilidade de encantar casais apaixonados a 14 de fevereiro. Para a noite com mais mel do ano, está a ser preparado um menu repleto de miminhos.
A Herdade de Pegos Claros, produtor vitivinícola de Palmela, está em destaque nos quatro restaurantes, em Lisboa, da La Brasserie de L’Entrecôte. Para celebrar o arranque do centenário daquela casa produtora, está disponível na carta a edição especial Pegos Claros Reserva 2015.
Sopas não vão faltar este mês de fevereiro em dois concelhos portugueses. Sernancelhe e Grândola preparam-se para encher o prato com dezenas de sopas, caldos e açordas. De enguias se faz o festival que decorre no litoral alentejano. Buchos e maranhos são oferta na Sertã e, no norte do país, os vinho
"Como uva e carne" é como se passarão a designar os jantares vínicos que, regularmente, decorrerão no restaurante Coreto, na Maia. O restaurante propõe a 2 de fevereiro um jantar cárnico acompanhado de vinhos do produtor Márcio Lopes.
De 31 de janeiro a 9 de fevereiro a vila de Grândola presta homenagem às sopas e açordas no festival que a restauração daquele concelho alentejano dedica aos comeres locais.
“Alimentação consciente: receitas de inverno” dá o mote a um workshop a decorrer na capital a 9 de fevereiro. Momento para descobrir um menu equilibrado apenas com ingredientes naturais e de época, sem recurso a alimentos processados, de origem animal ou açúcar refinado.
De 14 a 16 de fevereiro, a localidade beirã de Sernancelhe organiza, uma vez mais, o seu Festival de Sopas. Dezenas de sugestões vão estar à prova, servidas nas tradicionais malgas de barro preto.
Secretos, plumas, bochechas, pezinhos, lombinhos, as carnes de porco vão chegar às mesas dos restaurantes de Vila Viçosa. De 3 a 9 de fevereiro, decorre mais uma edição do Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, dedicado ao porco alentejano.
Durante o mês de fevereiro, ao fim de semana, os restaurantes do concelho da Sertã dão a provar gratuitamente e a todos os clientes, duas especialidades daquele território da região Centro, o Maranho e o Bucho.
A pizaria ZeroZero acaba de lançar nos espaços do Príncipe Real e Parque das Nações, um menu da estação, o “Mangia Le Stagioni”. A cada trimestre, são evidenciados os ingredientes que se encontram no auge do seu sabor. Para já, encontramos sabores de aconchego nesta mesa transalpina.
Para a noite de São Valentim, a 14 de fevereiro, o Vinum Restaurant & Wine Bar inserido nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, preparou um menu especial. O casamento entre mesa e vinhos far-se-á com vista sobre o rio Douro.
A capital passa, a partir deste mês de janeiro, a contar com três restaurantes La Tagliatella. Depois das aberturas na Avenida de Berna e no Parque das Nações, é agora a vez de Santos descerrar portas para uma mesa repleta de sabores de Itália.
O restaurante Colinas de Lisboa vai apaladar com romance o jantar de 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Para espicaçar a paixão vão decorrer dois sorteios para SPA e almoço buffet.
Até 14 de março, o inverno em Lisboa vai aquecer com o restaurante pop-up que se instala nas varandas do espaço Bairro do Avillez. O Aconchego Carioca traz a Portugal a chefe de cozinha Kátia Barbosa.
O Meliá Madeira Mare Resort & Spa preparou um menu especial para todos os casais que queiram comemorar à mesa o Dia de São Valentim. Na ilha da Madeira, uma ementa especial com sabores a acalorar a mesa.
Para o Dia Internacional do Vinho do Porto, a 27 de janeiro, o Bar das Cardosas, na Invicta, propõe uma ementa especial. O néctar duriense vai casar com os diferentes pratos. Isto, no ambiente de um hotel histórico portuense.
A jogar achas para a fogueira do romance e da paixão, o chefe Luís Gaspar, comandante da cozinha do restaurante Sala de Corte, em Lisboa, criou uma ementa para a noite de São Valentim, a 14 de fevereiro.
No Dia Internacional do Vinho do Porto, a 27 de janeiro, segunda-feira, dois produtores históricos desta bebida fortificada nacional estão a oferecer um cálice de Porto, a abrir ou a acompanhar a refeição, em diversos restaurantes nacionais.
Se em Montalegre são os fumeiros tradicionais e o cozido barrosão que nos conquistam à mesa, mais a sul, em Aveiro, há a assinalar um novo restaurante de cozinha local. Por Lisboa, a festa cervejeira está à porta. Ainda na capital, os carapauzinhos fritos estão em destaque no restaurante D. Afonso o