“Uma Noite na Horta” é o tema do menu assinado pelos dois chefes, que criaram uma experiência inspirada na horta do Torre de Palma Wine Hotel e na horta do chefe Brasileiro no Rio. O jantar será servido e partilhado numa mesa comum corrida, no centro da sala, rodeada de verdura do teto ao chão. O cenário efémero, em que os legumes e frutas são os grandes protagonistas, é criado única e exclusivamente para o evento.

Os legumes e frutas são elementos igualmente em destaque no menu, não só do Alentejo, mas também do Brasil, chegados diretamente da horta do chefe brasileiro para a cozinha do Basilii. Os restantes legumes e frutas provêm da BioAlentejanices, produtor de Sousel e patrocinador oficial do evento.

Ao sabor do Alentejo, o chefe Filipe Ramalho sugere um cozido de Legumes e paiola envelhecida; e lúcio-perca, verduras e demi glace de Cebola Amarela. Dando um toque exótico ao menu, os pratos do chefe brasileiro incluem palmito, coco fresco, brócolos e melado; mão de vaca maturada, baroa e quiabo; e açaí, capuchinhas e Maçã Bravo de Esmolfe.

A ideia para este evento surgiu em setembro do ano passado quando o chefe Filipe Ramalho viajou para o Brasil, onde marcou presença no evento Rio Gastronomia. “Aproveitei a viagem para descobrir um dos melhores restaurantes da cidade, o Lasai. Foi então que tive a oportunidade de conhecer o chefe Rafa Costa e Silva”, conta o jovem chefe Alentejano. “Houve uma empatia instantânea e uma vontade de partilhar a gastronomia e cultura dos nossos países. Convidei-o para visitar Portugal e juntar-se a mim num jantar a quatro mãos no Basilii.”

Torre de Palma Wine Hotel

Herdade de Torre de Palma, Monforte

Contactos: Tel.  245 038 890 ; E-mail  reservas@torredepalma.com

O jantar, sem alojamento, custa 150 euros por pessoa com bebidas incluídas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.