Sobre Rúben Pacheco Correia, autor de “Comer à Moda dos Açores” disse o chefe de cozinha José Avillez: “é uma pessoa especial. Não há quem o possa negar. Um trabalhador apaixonado com toques de genialidade. Este livro é uma homenagem à sua terra, uma das mais bonitas e ricas do mundo: os Açores. Obrigado, Rúben!”.

A 14 de fevereiro, os escaparates nacionais recebem um livro que, para além da abordagem ao receituário açoriano, é uma “uma verdadeira carta de amor aos Açores e à sua cultura por parte de um jovem empresário da área da restauração”, salienta a nota de imprensa que acompanha a apresentação da obra.

“Comer à Moda dos Açores” (edição Contraponto) apresenta alguns dos pratos mais icónicos das nove ilhas atlânticas, em receitas fáceis recriadas pela mão de Rúben Correia, dono do Botequim Açoriano, em Rabo de Peixe, São Miguel.

Receitas onde não faltam aromas de mel, maracujá e ananás, peixe do mar azul, funcho das serras, amoras silvestres, e muito mais.

Morcela com ananás, torta de erva do calhau, caldo de peixe à moda do Pico, polvo guisado à micaelense, bife regional à moda dos Açores, queijadas da Graciosa, compota de maracujá e bolo da sertã são algumas das dezenas de receitas apresentadas no livro.

O autor iniciará brevemente uma digressão nacional pelo continente e ilhas para apresentação do livro. Seguir-se-ão apresentações nos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e Macau, entre outros locais em que há comunidades portuguesas. A obra contará com uma versão em inglês.

Rúben Pacheco Correia frequenta a Faculdade de Direito de Lisboa e, nos últimos anos, tem-se dedicado à gastronomia. Colabora, desde 2018, com a revista “Nova Gente”, como crítico gastronómico, e foi júri do III Concurso da Francesinha, no Porto, e da Pós-graduação de Gastronomia Criativa da Universidade Europeia.

O livro chega aos escaparates com o preço de 17,70 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.