No programa, que é uma dedicatória à gastronomia tradicional portuguesa, Henrique Sá Pessoa reinventa algumas das maiores referências culinárias nacionais. Uma viagem, em 22 episódios, por todos os distritos do continente e ilhas e que incluem, à mesa, pratos como Bacalhau à Zé do Pipo, Choco frito, Cozido à portuguesa, Sopa da pedra, Sopa de cação, Cataplana, Arroz de polvo, Cabrito assado, Toucinho do céu, Torta de Viana ou Arroz doce de cesto.

Contas feitas, Sá Pessoa reinterpreta mais de 60 receitas de uma forma simples e acessível, mas sem esquecer a apresentação dos pratos.

Henrique Sá Pessoa: “Sou um felizardo por ter escolhido esta profissão. Em suma, é bom viver”
Henrique Sá Pessoa: “Sou um felizardo por ter escolhido esta profissão. Em suma, é bom viver”
Ver artigo

Para Henrique Sá Pessoa, “o Comtradição foi, sem dúvida, um dos programas que mais gozo me deu fazer. Tive oportunidade de ‘revisitar’ alguns dos clássicos da nossa cozinha tradicional, dando-lhes o meu toque pessoal, respeitando os ingredientes, mas tornando as receitas mais atuais e fáceis de executar em casa. Somos um país abençoado pelas nossas tradições históricas e culturais, e no que toca a gastronomia temos um receituário riquíssimo que nos diferencia de qualquer outro. Será um programa diferente dos programas atualmente em cartaz, e espero que esta partilha pessoal inspire as pessoas a voltar às raízes e a inspirarem-se na nossa gastronomia, brincando e ´manipulando` a tradição com resultados deliciosos”.

Henrique Sá Pessoa, um chefe de cozinha em “Comtradição” no seu novo programa de televisão
créditos: 24Kitchen

O chefe português com duas estrelas Michelin no restaurante Alma, em Lisboa, descobriu o gosto pela culinária num projeto de intercâmbio nos EUA. Viveu e trabalhou em Londres e em Sidney antes de regressar a Portugal, a partir de onde dirige atualmente sete restaurantes: Alma (2 estrelas Michelin), Balcão Cais da Pedra, Tapisco Lisboa, Tapisco Porto, Henrique Sá Pessoa no Mercado da Ribeira, Restaurante Chiado e Cotai Sands em Macau.

Sendo a culinária a sua paixão, existem três ingredientes que nunca faltam na sua cozinha: azeite, atum e legumes! As suas outras grandes paixões são a sua filha Inês, o basquetebol (foi federado dos 13 aos 17 anos) e os livros de culinária (confessa que é viciado e compra compulsivamente).

O novo programa de Henrique Sá Pessoa estreia segunda-feira, 17 de fevereiro, às 15h00, em simultâneo nos canais 24Kitchen e FOX Life. As emissões decorrem de segunda-feira a sexta-feira, às 15h00 e às 21h00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.