A Essência do Vinho volta a reunir, entre os dias 20 e 23 de fevereiro, mais de três mil vinhos de 400 produtores de todo o país. Com uma agenda de atividades inteiramente dedicada à experiência vínica, destaca-se uma em particular: a “Prova Bagos d’Ouro: 10 anos solidários, 10 grandes vinhos d’Ouro”, que reúne dez grandes produtores em celebração do décimo aniversário da associação.

A sala de provas do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) será o palco desta prova solidária comentada por Bento Amaral, Diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do IVDP, que terá lugar às 17h30 do dia 21 de fevereiro. Dez produtores da região irão colocar à prova uma seleção de vinhos premium e comemorar, assim, a década da instituição que combate a exclusão e o abandono escolar entre as crianças e jovens da região do Douro.

Barão de Vilar, Esporão, Quinta da Pacheca, Quinta do Castro, Quinta do Portal, Rozés, Sociedade Vinhos Borges, Sogevinus (Kopke), Vallegre e Wine & Soul são os parceiros que se unem por esta missão.

Mais de 4 mil vinhos estão à prova este fevereiro numa festa portuense
Mais de 4 mil vinhos estão à prova este fevereiro numa festa portuense
Ver artigo

A prova solidária, coorganizada pelo IVDP e pela Essência do Vinho, tem o valor de 25,00 euros por pessoa e o montante angariado irá reverter integralmente a favor da Associação Bagos d’Ouro. A compra do bilhete já pode ser efetuada online, através do site do evento, e confere acesso à entrada geral.

A Bagos d’Ouro, uma associação sem fins lucrativos e de iniciativa privada, nasceu há dez anos fruto da vontade de transformar o Douro numa região mais inclusiva e equitativa. Desde então que apoiam o percurso educativo, social e familiar das crianças e jovens em situação de carência económica, até à sua integração na vida ativa, contando com a ajuda de vários produtores e empresas ligadas ao vinho.

A associação atua em seis concelhos do Douro – Alijó, Armamar, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço -, tendo ajudado desde 2010 mais de 150 crianças, jovens e respetivas famílias, num total de cerca de 300 pessoas.