Por terras da Sertã não soa estranho o casamento da mesa regional com duas especialidades daquele concelho. Falamos do Maranho, prato à base da carne de cabra, com presunto, chouriço, hortelã, arroz sal e vinho branco, e do Bucho (de porco) recheado à moda da Sertã, lombo de suíno, galinha, presunto, ovos, chouriço magro, pão caseiro e vinho branco.

Aos sábados e domingos de todo o mês de fevereiro, vários restaurantes no concelho da Sertã vão oferecer uma degustação destas duas especialidades regionais.

Miudezas, só de nome, pois de resto são grandes carnes e de boa linhagem à mesa
Miudezas, só de nome, pois de resto são grandes carnes e de boa linhagem à mesa
Ver artigo

Na Sertã participam na iniciativa os restaurantes Ponte Velha, Ponte Romana, Rotunda Doce, Pic-Nic, Regional, Santo Amaro, Lagar, Vilaça e Palheiro.

Na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais associam-se à iniciativa os restaurantes Centro Náutico do Zêzere, Lampião 2, Rotunda e na freguesia de Pedrógão Pequeno aderem os restaurantes Sabores da Montanha e Gerações.

O Maranho é uma iguaria que terá aparecido há mais de 200 anos, por alturas das Invasões Francesas. Ganhou fama, sobretudo durante o século XX, e era um prato habitual nos dias de festa, fosse a família pobre ou rica. Hoje em dia, é possível encontrar este prato diariamente nos restaurantes de toda a região.

O Bucho Recheado parece ter origem na região do Alentejo, tendo a receita sido trazida para as zonas da Beira Alta e Beira Baixa pelos inúmeros jornaleiros que trabalhavam, naquela região do país, durante a época das colheitas.

Cada região deu ao bucho recheado uma identidade própria. No concelho da Sertã, o consumo desta iguaria foi, durante as primeiras décadas do século XX, um exclusivo da altura do Carnaval, generalizando-se depois a outras festividades ao longo do ano.

À semelhança do que se passou com o maranho, a introdução deste prato na ementa dos restaurantes do concelho conferiu-lhe um maior protagonismo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.