Preparar o almoço ou o jantar é um autêntico calvário para milhares. Mais difícil do que confecioná-lo é decidir o que fazer. Sem ideias para as próximas refeições? Temos uma dezena de propostas para si! Das sopas mais nutritivas aos pratos que se preparam num ápice, sem esquecer as sobremesas mais irresistíveis, algumas delas em versões light e menos calóricas, são muitas as sugestões sãs para levar à sua mesa. Encontra mais receitas no site da revista Prevenir.

1. Sopa de legumes sem batata

É o início perfeito para qualquer refeição. Uma versão com metade das calorias mas com todo o sabor de um caldo nutritivo. Deliciosa e nutritiva, é a solução ideal para um detox depois de um período de festas. Também é o complemento ideal para uma dieta de emagrecimento. Pode ainda adicionar-lhe 200 gramas de cenouras às rodelas cozidas.

Sopa de legumes sem batata
Sopa de legumes sem batata
Ver receita completa

2. Quiche light de bacalhau com espinafres

Um prato delicioso e equilibrado numa versão revista e aprovada pela nutricionista Patrícia Segadães. Acompanhada com uma salada ou com legumes salteados, é a refeição perfeita para quem pretende perder ou manter o peso. Em vez de bacalhau, pode utilizar sobras de pescada cozida na sua confeção. Se gostar, substitua os espinafres por agriões.

Quiche light de bacalhau com espinafres
Quiche light de bacalhau com espinafres
Ver receita completa

3. Salada de massa com brócolos e salmão fumado

Uma refeição nutritiva e saborosa, plena de paladar, com um delicioso travo a mar, perfeita para quem se preocupa com a alimentação que faz no quotidiano. Os mais pequenos lá de casa também a vão querer provar! Se preferir, pode usar outro tipo de massa na confeção da receita ou recorrer a outros fumados, como a truta ou o bacalhau.

4. Bacalhau à Braz reinventado

Uma versão (muito) mais light e saudável do que a da receita tradicional que vai permitir, quer às crianças, quer aos adultos, um maior consumo de vegetais. E se a experimentasse já no próximo fim de semana? Para uma versão vegetariana, retire o bacalhau e dobre a quantidade de alho-francês. Se a experimentar, irá por certo gostar!

Bacalhau à Braz reinventado
Bacalhau à Braz reinventado
Ver receita completa

5. Risoto light com abóbora e cogumelos

Sem manteiga nem queijo, esta versão vegetariana, adaptada para intolerantes à lactose, mantém a textura da receita original, mas com (muito) menos calorias. Vai ser difícil experimentar e não repetir. Vai uma aposta? Esta receita foi criada para a Prevenir pela nutricionista Patrícia Trindade. Uma dose deste risoto tem apenas 206,7 calorias.

Risoto light com abóbora e cogumelos
Risoto light com abóbora e cogumelos
Ver receita completa

6. Rolo de carne light com tomate e couve-lombarda

Uma receita light, com proteínas, legumes e vitaminas, que não prejudica o regime de restrição alimentar de quem está a fazer dieta para perder peso. Para dar mais sabor, adicione uma colher de sopa mal cheia de azeitonas verdes cortadas em rodelas ao preparado da carne antes de fazer o rolo. Isso torna, contudo, a receita mais calórica.

7. Panquecas de cacau e frutos silvestres

Uma sugestão doce e sem glúten para o pequeno-almoço, para um lanche ou até para uma sobremesa, que Patrícia Trindade, especialista em nutrição, recriou a partir da receita tradicional. Use preferencialmente uma pasta de amêndoa sem açúcares nem gorduras adicionadas quando a fizer. Cada uma destas panquecas tem 115,4 calorias.

Panquecas de cacau e frutos silvestres
Panquecas de cacau e frutos silvestres
Ver receita completa

8. Brigadeiros light com pasta de caju

Não contêm leite condensado mas são igualmente irresistíveis. Para a sua preparação, Patrícia Trindade, especialista em nutrição, utilizou outros ingredientes, mais saudáveis e nutritivos, que lhe dão o sabor e textura tradicional de que tanto gostamos. Pode substituir metade das tâmaras por alperces desidratados. 81,2 calorias por brigadeiro.

Brigadeiros light com pasta de caju
Brigadeiros light com pasta de caju
Ver receita completa

9. Doce de cacau e bolacha

Não resiste a bolo de bolacha? Tem aqui uma alternativa à altura e bem mais nutritiva! Uma sobremesa diferente e original para saborear em família ou entre amigos. Nas alturas em que lhe apetecer um doce diferente e mais saudável, esta é a receita que pode confecionar. Para além de ser fácil, tem ainda a vantagem de ser rápida de preparar.

Doce de cacau e bolacha
Doce de cacau e bolacha
Ver receita completa

10. Smoothie energizante de banana e quivi com bagas de goji e cacau

Gosta de smoothies? Então tem aqui a bebida perfeita para iniciar o dia antes de ir treinar ou de ir trabalhar! Um coquetel vitamínico repleto de substâncias antioxidantes e mineralizantes que, com uma sopa e uma salada leve, constitui uma refeição muito saudável. Substitua a água de coco por leite magro se preferir ou se não gostar de coco.

Gostava de receber mais receitas para experimentar e mais informações úteis? Subscreva a nossa newsletter e as nossas notificações para que nada lhe passe ao lado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.