Sem manteiga nem queijo, esta versão vegetariana, adaptada para intolerantes à lactose, mantém a textura da receita original, mas com (muito) menos calorias. Vai ser difícil experimentar e não repetir. Vai uma aposta?
1. Descasque, lave e corte em pequenos pedaços os legumes para o caldo. Cozinhe-os na panela de pressão com água e sal. Reserve.
2. Descasque a abóbora, lave-a e corte-a em pequenos pedaços. Aqueça uma colher de sopa de azeite numa panela antiaderente, junte 100 g de abóbora e deixe cozinhar até amolecer. Retire do lume, adicione o leite de coco, tempere com pimenta e triture até obter um creme homogéneo. Reserve.
3. Descasque, lave e pique a cebola. Coloque-a, com três colheres de sopa de azeite, numa frigideira antiaderente e, quando estiver translúcida, adicione a restante abóbora, as ervilhas e o arroz. Envolva e acrescente o vinho.
4. Quando o vinho começar a evaporar, junte um pouco do caldo de legumes até cobrir o arroz. Tempere com sal, mexa regularmente e continue a verter o caldo à medida que é absorvido e até o arroz estar confecionado. Em lume brando, são, por norma, cerca de 45 minutos.
5. A cinco minutos do final da confeção do risoto, junte o creme de abóbora e envolva. Retifique os temperos e adicione o cebolinho.
6. Lave e cozinhe os cogumelos numa frigideira antiaderente, durante cerca de cinco minutos, com o alho e uma colher de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta e sirva com o risoto. Bom proveito!
Dicas
Substitua a cebola por chalota e as ervilhas por feijão frade para um resultado surpreendente. Esta receita foi criada para a revista Prevenir pela nutricionista Patrícia Trindade. Uma dose deste risoto tem apenas 206,7 calorias, 1,8 gramas de proteínas, 4,8 gramas de gordura e menos 41,2 gramas de hidratos de carbono do que a receita original, quando comparado com uma dose (porção recomendada) de risoto pré-confecionado disponível nos supermercados.