com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Panquecas de cacau e frutos silvestres

Uma sugestão doce e sem glúten para o pequeno-almoço ou para um lanche, que Patrícia Trindade, especialista em nutrição, recriou a partir da receita tradicional.

Ingredientes

Azeite extra-virgem 0,5 dl
Frutos silvestres 100 gr

Para a massa

Bebida de amêndoa ao natural sem açúcar 100 ml
Farinha de trigo-sarraceno 3 colheres de sopa
Farinha de banana 1 colher de sopa
Cacau cru em pó 1 colher de sopa
Ovo 1 unidade

Para o creme

Pasta de amêndoa 1 colher de sopa
Bebida de amêndoa natural 2 colheres de sopa

Preparação

1. Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador (disponha primeiro os ingredientes líquidos e, por último, os sólidos) e misture, de modo a obter uma massa homogénea.

2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite extravirgem e, quando estiver quente, disponha uma pequena porção de massa na mesma. Deixe cozinhar até começar a formar pequenas bolhas de ar e a superfície da massa em contacto com a frigideira estiver firme, vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa.

3. Para o creme, misture os ingredientes até obter um creme homogéneo.

4. Sirva as panquecas barradas com um pouco de creme de amêndoa e acompanhe com os frutos silvestres, a gosto.

Dicas

Use preferencialmente uma pasta de amêndoa sem açúcares nem gorduras adicionadas. Esta panqueca, fotografada por Artur e proposta por Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, em Lisboa, tem cerca de 115,4 calorias, menos oito que uma panqueca tradicional, fornecendo ainda 6,6 gramas de gordura (mais 2,4 gramas do que o habitual), 10,5 gramas de hidratos de carbono (menos 7,3 gramas que o habitual) e 6,1 gramas de proteínas, mais 3 gramas em comparação com a receita tradicional.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.