Uma sugestão doce e sem glúten para o pequeno-almoço ou para um lanche, que Patrícia Trindade, especialista em nutrição, recriou a partir da receita tradicional.
1. Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador (disponha primeiro os ingredientes líquidos e, por último, os sólidos) e misture, de modo a obter uma massa homogénea.
2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite extravirgem e, quando estiver quente, disponha uma pequena porção de massa na mesma. Deixe cozinhar até começar a formar pequenas bolhas de ar e a superfície da massa em contacto com a frigideira estiver firme, vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa.
3. Para o creme, misture os ingredientes até obter um creme homogéneo.
4. Sirva as panquecas barradas com um pouco de creme de amêndoa e acompanhe com os frutos silvestres, a gosto.
Dicas
Use preferencialmente uma pasta de amêndoa sem açúcares nem gorduras adicionadas. Esta panqueca, fotografada por Artur e proposta por Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, em Lisboa, tem cerca de 115,4 calorias, menos oito que uma panqueca tradicional, fornecendo ainda 6,6 gramas de gordura (mais 2,4 gramas do que o habitual), 10,5 gramas de hidratos de carbono (menos 7,3 gramas que o habitual) e 6,1 gramas de proteínas, mais 3 gramas em comparação com a receita tradicional.