Nascido em 2019 com a missão de gerar emprego na restauração para pessoas sem-abrigo, o É Um Restaurante abriu novamente portas, com serviço exclusivo de take away e entregas ao domicílio. As ementas são desenvolvidas pelos chefes de cozinha Nuno Bergonse e Dadid Jesus.
Juntar ingredientes indispensáveis da cozinha de outono e usá-los do pequeno-almoço ao jantar, foi o desafio do Friends Kitchen, restaurante em Vila Nova de Gaia. Para cumpri-lo, há panquecas de castanha, salada e hambúrguer com abóbora e uma Vitela de comer à colher com risotto de cogumelos.
Dos sabores nacionais e jantares harmonizados com cocktails, da sala privada aos produtos da estação, o restaurante lisboeta Plano tem, agora, um novo menu e chama-lhe “Mesa Portuguesa”. A partir de novembro, decorrem jantares de harmonização com cocktails de autor.
“Ressaca Brunch” é como se chama a nova proposta dos restaurantes Guilty by Olivier. Em Lisboa e no Porto, as indisposições de fim de semana curam-se ao domingo com pizzas, Donut triple cheeseburger, mas também com saladas e panquecas.
O lisboeta Forno d’ Oro, restaurante do chefe de cozinha Tanka Sapkota, foi premiado pelo concurso “50 Top Pizza Europa”, com quatro distinções. Além de ser considerada a 22ª melhor pizzaria da Europa, o Forno d’ Oro é ainda classificado como a melhor pizzaria de Portugal.
O restaurante Terroir, na capital, sugere brunchs que casam os clássicos desta refeição em harmonização com vinhos nacionais. Há três opções para saborear sempre ao domingo.
Frente ao Tejo nasceu o novo maat Café. Numa carta para diferentes momentos do dia, destacam-se os brunchs. A partir de um consumo de 15 euros, os clientes obtêm bilhete para o maat, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, vizinho do novo café.
O ator brasileiro Ronan Horta leva a Lisboa o evento multicultural “Oh! Sorte em Movimento”. No “jantarte experience”, a 22 de outubro, será possível assistir a um conjunto de mostras artísticas, desde cinema, poesia, artes plásticas e música, enquanto se janta.
Marlene Vieira tem restaurante novo. Em agosto deste ano, a chefe de cozinha rasteirou a pandemia e abriu a sua nova casa de comeres à beira Tejo. Na Lisboa histórica nasceu o Zunzum Gastrobar. O ingrediente é 100% português. As técnicas de confeção e as receitas fazem justiça ao nome do restaurante
Outubro é mês de muitas novidades no restaurante mexicano de Matosinhos, que alarga o seu horário aos jantares e apresenta novos pratos, inspirados nas receitas “de las abuelas”. Não falta no Sicario uma “happy hour”, com oferta de dois cocktails pelo valor de um.
A 15 de outubro, o restaurante Doca Peixe recebe o primeiro de cinco encontros vínicos conduzidos pelo escanção Rodolfo Tristão. “Iniciação ao Vinho” é o tema que inaugura os jantares.
A correria do dia a dia não tem de significar refeições desinteressantes e sem equilíbrio nutricional. Os dois espaços Delidelux em Lisboa contam, agora, com um menu executivo com sugestões ligeiras e onde preponderam saladas, sanduíches e pratos de peixe e carne.
Assistir aos jogos de futebol do Porto, Benfica e Sporting dão direito a cervejas grátis na Cervejaria Fininho. A casa instalada na Invicta oferece a cerveja sempre que uma daquelas equipas marcar um golo.
O restaurante RIB Beef & Wine Lisboa, especializado em diferentes cortes de carne, voltou a abrir portas com uma carta renovada, assinada pelo chefe de cozinha Luís Rodrigues.
Em homenagem à cultura alemã haverá, durante todo o mês de outubro, não só as tradicionais cervejas da Bavária, mas também pratos inspirados na gastronomia do país.
Para os meses que se avizinham, o restaurante Fusion apresenta uma nova carta de aconchego. Borrego, bacalhau, mas também pratos de sabor italiano e de pendor vegetariano, integram a ementa da casa instalada em Vilamoura.
Os restaurantes SushiCorner, com diferentes espaços em Lisboa, estão a oferecer prémios que variam entre dois pratos pelo preço de um a descontos no próximo pedido em take-away.
Bar, restaurante, mas também espaço de artes, o Audaz Gastropub, em Lisboa, apresenta uma programação para os próximos meses que inclui stand-up comedy, fado e animação com DJs.
A 1 de outubro, o chefe de cozinha João Sá celebra dois anos ao leme do seu restaurante lisboeta, o Sála. Data celebrada com um jantar solidário para ajudar quem ficou desprotegido devido à pandemia, as famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social.
O Audaz, gastropub no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, apresenta mensalmente, sempre ao domingo, jantares vínicos onde não falta música ao vivo. O menu especial é harmonizado com vinhos portugueses.
Sardinha, bacalhau, arroz de pato e gelado a harmonizar com uma gama de cervejas artesanais é a proposta a 23 de setembro no restaurante Lisboa é Linda. Não faltarão as explicações de um especialista em cervejas.