O ano de 2023 arranca com novidades no Alma, em Lisboa. O restaurante com duas estrelas Michelin, com a cozinha entregue ao chef Henrique Sá Pessoa, junta ao novíssimo menu Costa a Costa, uma carta de cocktails que resulta de meses de testes e pesquisa.
À frente do Downunder by Justin Jennings, e há sete anos em Portugal, o chef australiano encantou o júri com a sua culinária e ganhou a competição do “The World Cook”. Tártaro de canguru e ovo perfeito conquistou o júri internacional. O prato pode provar-se em Lisboa.
No dia 25 de fevereiro, sábado, o The Lodge Porto Hotel recebe pela primeira vez o chef brasileiro Henrique Fogaça para o lançamento do seu mais recente livro “Mundo do Sal” e ainda um jantar especial a quatro mãos, juntamente com o chef do restaurante Dona Maria, João Vieira.
Lisboa conta com um novo brunch de sabor internacional à boleia do restaurante libanês Sumaya. Momento para provar, entre outros pratos, panquecas libanesas, frutas frescas com creme de leite e pizza tradicional daquele país.
O Go a Lisboa já não é apenas um miradouro e uma loja conceptual, é também um supper club que convida para um pézinho de dança a partir das 23h. Mas antes pode degustar os pratos preparados pela Chef Inga Martin.
Denominam-se como Estrela do Dão. Afinal, o único restaurante com estrela Michelin no centro do país tem de puxar pelos galões. Mas há muito mais para lá da fama que o guia internacional catapultou. A escolha dos produtos, a preocupação com a sustentabilidade e o forte cariz familiar são o ADN de um
“La vitta è bela. Il futuro è vegetale” é o mote de Giulietta, um restaurante lisboeta com o conceito de gastronomia italiana e com receitas inteiramente vegetais. A casa foi buscar inspiração às musas do cinema clássico transalpino.
De 1 a 3 de março, saberes e sabores de Trás-os-Montes e Alto Douro invadem as mesas do lisboeta restaurante Grill Dom Fernando, do Altis Grand Hotel. Na estreia das Semanas Gastronómicas, o chef Alexandre Gomes recebe na sua cozinha a sabedoria e sabores da Família Geadas.
A 11 de Fevereiro, sábado, o Soão - taberna asiática, em Lisboa, substitui a sua carta habitual para um menu especial de comemoração da Fundação Nacional do Japão.
No Bairro Alto Hotel, em Lisboa, as novas propostas gastronómicas desenhadas pelo chef Bruno Rocha vão além do BAHR & Terrace e chegam, inclusive, à hora do brunch. Há ainda novidades no Rooftop e na Mezzanine.
É uma das propostas mais recentes na cidade. Se é fã de pizzarias, a ideia aqui é experimentar pizzas de massa mãe. À receita tipicamente italiana, juntam-se ingredientes portugueses, num casamento com final feliz. A Jezzus já abriu num dos bairros mais alternativos de Lisboa: os Anjos.
Se é fã de comida italiana e nunca teve a oportunidade de provar pratos da autoria do chef britânico, está na altura de ir conhecer o Jamie's Italian. O espaço, localizado no Príncipe Real e que em janeiro completou cinco anos de vida, acaba de renovar a sua carta. O SAPO Lifestyle esteve na apresen
Glenfiddich, marca centenária de whisky escocês de malte estabeleceu uma parceria com o chef Alexandre Silva. O objetivo da Maverick’s Table é integrar o whisky na cozinha do restaurante Loco, casa lisboeta com uma estrela Michelin.
Outra Espécie é um recente projeto portuense de restauração, em jeito de cantina, que abraça o vegetarianismo. Numa abordagem descontraída, as refeições ligeiras têm a assinatura do chef João Pupo Lameiras. Este é o novo projeto de Marta Almendra que detém os restaurantes Espécie e Cruel.
“Inverno” é o segundo jantar da iniciativa que celebra os produtos e as suas épocas, promovidos pela chef Marlene Vieira. António Loureiro, Ricardo Costa e Julien Montbabut são os chefs convidados que irão, a seu lado, celebrar a época mais fria do ano, a 1 de fevereiro.
O restaurante The Capsule Cafe, no centro da vila da Ericeira, apresenta a 28 de janeiro o seu primeiro evento dedicado aos vinhos naturais, harmonizando-os com um menu desenhado para o momento.
A 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Vinho do Porto. A data assinala-se a rigor no interior dos espaços gastronómicos do Wow, em Vila Nova de Gaia, dada a forte ligação daquele espaço a várias casas de vinho do Porto.
Quando se trata de ter novas experiências, qualquer desculpa é válida para tomar essa iniciativa e o Dia da Gula, que se assinala a 26 de janeiro, é uma delas. Porque não combinar com a família ou um grupo de amigos para fazerem uma lista de novos restaurantes para experimentarem nos próximos tempos
O Restaurante Grill D. Fernando, do Altis Grand Hotel, na capital, serve todas as quintas-feiras Cozido à Portuguesa. Um prato que se diz digno de uma mesa nacional “farta e saborosa”, rico de carnes e vegetais. A conduzir esta orquestra de sabores está o maestro chef Alexandre Gomes.
Após nos últimos anos o restaurante Cruel manter a fidelidade à sua carta de raiz, aquele espaço portuense anunciou recentemente as novidades na ementa. Entre elas, um patinho de borracha comestível servido na banheira um triffle de lima em coma alcoólico e comida de bebé, com direito a babete.
Os restaurantes Pasta Non Basta de Alvalade e Avenidas Novas, ambos em Lisboa, têm um novo menu a inaugurar o ano de 2023. Há estreias absolutas, regressos e gulosas sanduíches.