Hoje em dia, as histórias trágicas, reais, violentas e difíceis de compreender, entram-nos pela vida dentro, através de qualquer ecrã, sem licença, nem cuidado. A facilidade com que temos acesso à informação é, simultaneamente, fascinante e assustadora, pertinente, mas muito pesada.
Os rituais de despedida representam atos simbólicos, que permitem a expressão de emoções perante uma perda e ajudam a pôr ordem num estado emocional naturalmente mais caótico.
Nesta fase sensível que Portugal e o mundo se encontram a viver, torna-se ainda mais importante refletirmos sobre a forma como cada pessoa se relaciona com o condomínio.
Mais do que uma sensação momentânea, esta sensação de aconchego resulta, sobretudo, de uma atitude individual que depende de nós e não das circunstâncias de vida, garante Filipa Jardim da Silva, psicóloga clínica e mindfull coach.
A linguagem não-verbal tem mais significado do que aquele que habitualmente lhe atribuímos. Está na hora de mudar esta visão e de deixar a sua postura e as suas expressões faciais falarem. Mas apemas aquilo que quer mesmo transmitir.
O consumo excessivo de tecnologias, tais como a utilização excessiva da consola de jogos eletrónicos, computador pessoal e telemóvel, tem conduzido ao aparecimento de um novo tipo de comportamentos aditivos. Associado a isso, observa-se também um aumento do consumo de substâncias aditivas. Saiba o q
Ser otimista é a atitude saudável mais simples de adotar. Basta querer. As estratégias e as recomendações de Maria do Carmo Oliveira, psicóloga, fundadora do Clube do Optimismo, que vão tornar a sua vida melhor e mais prazerosa.
Adelaide Miranda, empresária e autora de vários Guias Práticos na áreas das finanças e organização pessoal, dá-lhe dicas para definir e cumprir os seus objetivos para este ano.
Pode pensar que aceitar a morte de uma pessoa amada é esquecê-la. Mas não é assim. É recordá-la, é guardar dentro de nós os momento vividos, apesar da sua ausência. Viver o luto significa reaprender a viver. No entanto, algumas pessoas não conseguem lidar com o processo de luto de forma saudável, fi
Quando ri, as trocas respiratórias são três vezes mais intensas. Um comportamento que ajuda a eliminar as toxinas pulmonares. Este está, contudo, longe de ser o único benefício da risoterapia caseira.
Parar. Parar realmente. E contemplar. Não interessa o prazo de apresentação do projeto, a marmita dos miúdos para a escola, a roupa na lavandaria nem mesmo o carro que devia ter ido à oficina. Parar. Parar realmente. E contemplar. Só isso.
Ser bom faz (mesmo) bem! E esta afirmação está longe de ser um cliché... Saiba porque é que quem exercita a bondade tem mais saúde, é mais feliz e vive mais tempo. As explicações de Stephen Post, investigador, orador e professor.
Já é bastante complicado escolher os presentes a oferecer neste Natal, mas ainda é mais desafiador escolher um presente para dar aqueles que estão de luto. O que dar a quem está a sofrer pela perda de alguém? Como ajudar a celebrar a quadra festiva de quem está inundado pela dor?
Esta é a altura do ano em que o número de festas e ocasiões especiais se acumulam. Entre Natal e fim de ano, há muito para celebrar. Mas para que as comemorações decorram de forma responsável, siga algumas dicas.
Nunca consegue fazer tudo aquilo que planeia? Se gostava que a sua jornada diária tivesse 48 horas em vez das habituais 24, este artigo é para si. Veja o que é que os especialistas recomendam para que possa fazer (ainda) mais coisas!
Diversas pessoas têm dificuldades relacionadas com a autocrítica. Para muitos autores, este é um fator de personalidade associado a vários problemas de saúde mental.
Existem algumas emoções sobre as quais se fala mais, como a zanga, a tristeza e o medo. Até mesmo a alegria por ser, frequentemente, um estado a atingir. Ao mesmo tempo não deixo de reparar que, nos processos clínicos que acompanho, a vergonha é uma emoção muito presente e pouco entendida, razão pel