Psinove

  • O impacto da doença mental dos pais nos seus filhos

    A doença mental está presente em muitas famílias em que os filhos são menores e por isso, na fase mais importante do seu desenvolvimento, a vivência com pais com doença mental tem um impacto negativo.

  • Luto infantil: como é a morte compreendida pelas crianças?

    O processo de luto, que se desenvolve habitualmente ao longo de fases características, é a reação de adaptação a uma perda significativa.

  • Desrealização: quando a ansiedade nos tira da realidade

    Apesar de não ser muito falado ou muito esclarecido, este sintoma é um dos mais assustadores de algumas pessoas com quadros ansiosos graves.

  • Chegou o sol e não posso ir para a praia: o que fazer?

    Há pessoas que são excepção e que não gostam do Verão e dos seus atributos. No entanto, de forma geral, os dias de sol são aguardados todos os anos de forma marcada, sendo alvo da maioria do tempo de férias das pessoas.

  • Limpeza (interior) de primavera

    A primavera é a estação da renovação, de limpezas grandes e profundas, de deitar fora o que já não nos serve e cuidar do que se tem.

  • Demência e cuidados específicos

    O envelhecimento da população portuguesa é um assunto sobejamente discutido, na maior parte das vezes até sob a perspectiva das consequências económicas que acarreta, e que estão relacionadas como uma série de mudanças produzidas na nossa sociedade.

  • Disforia de género: sinais a que deve estar atento

    De forma a elucidar sobre esta temática e auxiliar no diagnóstico, damos-lhe a conhecer os sinais mais evidentes da disforia de género que, consoante os casos, pode manifestar-se durante o período da infância.

  • 6 formas mindful de começar o dia

    Num mundo acelerado e cheio de tarefas a cumprir, é natural que os seus dias comecem a preencher-se de algum stress e ansiedade. No caso de algumas pessoas (ou em momentos particularmente exigentes), esses sinais começam desde o acordar até à hora de dormir.

  • Curso sobre inteligência emocional arranca em fevereiro

    Em fevereiro a Psinove vai dar início a um curso sobre inteligencia emocional onde o objetivo é que todas as pessoas possam aprofundar os seus conhecimentos nesta área e fiquem a conhecer-se melhor.

  • Quer começar bem o ano? Pense nestas questões

    Todos os anos a esperança de um novo ano, melhor que o anterior, é renovada com festejos e entusiasmo junto daqueles que mais gostamos.

  • A importância da educação emocional

    O estudo epidemiológico da Saúde Mental em Portugal, dá conta de um aumento crescente de casos de perturbação mental, com um quinto da população portuguesa diagnosticada, maioritariamente com perturbações depressivas ou de ansiedade.

  • As diferentes fases da vida da família

    Ao longo da vida as famílias atravessam uma série de estágios previstos, separados por transições previsíveis (e por vezes também imprevisíveis…). Cada estágio será marcado por alguma mudança em algum membro da família (nascimento, morte, saída de casa etc) e costuma ter impacto em todo o sistema familiar.

  • A família e o ano letivo

    Passado o entusiasmo inicial e após a perda do primeiro lápis ou borracha, a escola pode constituir um fator sério de stress para as famílias.

  • “Eu não quero morrer, só quero que a dor pare.”

    Quando se fala em suicídio, muitas pessoas questionam os motivos que levam alguém a querer acabar com a própria vida, com uma incompreensão algumas vezes acusatória, outras vezes curiosa e interrogativa.

  • Ciúme entre irmãos: é legítimo mas pode ser ultrapassado

    O ciúme entre irmãos resulta da necessidade de partilhar o amor do pai e/ou da mãe com outro e de querer ser o único destinatário da sua atenção. É legítima esta paixão e esta tentativa de que o pai/mãe se ocupem apenas dele, mas a criança pode precisar de tempo ou de alguns sinais indicadores de que não vai ser menos amado.

  • Neurociência: Como pode a gratidão aumentar o bem-estar psicológico?

    Existem diversas formas de aumentar o bem-estar psicológico. Todos os dias nos deparamos com as mais diversas indicações para o fazer.

  • Os jovens emigrantes e o regresso a casa nas férias

    Portugal é um país de emigrantes. Desde há muitas décadas que nos habituámos a que o verão, e sobretudo agosto, seja o mês de regresso de muitos portugueses a viver fora do país. No entanto, a nova vaga de emigração coloca uma série de novos desafios quer aos jovens que regressam de férias como às suas famílias.

  • Internet para os mais novos? Sim...e os pais a acompanhar

    Com que idade o (a) meu (minha) filho (a) pode ter uma conta no facebook ou noutras redes sociais?

  • Insónia nas férias: pior que um pesadelo

    Chegada a época de férias, todos ansiamos pelos dias sem preocupações, vividos com o merecido relaxamento. No entanto, nem sempre é possível desligar automaticamente de tudo o que nos preocupa para passarmos a estar mais descontraídos e conseguirmos aproveitar todo o potencial da pausa mais aguardada do ano.

  • Anda à procura de si mesmo?

    Faz parte do crescimento e evolução do ser humano ir percebendo quem é e o que quer ser verdadeiramente nas várias áreas de vida que compõem o seu quotidiano.

  • Acesso ao ensino superior: as escolhas adultas dos nossos jovens

    Este ano, a primeira fase dos exames nacionais decorrerá entre 15 e 27 de junho e a apresentação da candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior entre 20 de julho e 8 de agosto.

  • Stress nas férias?

    O verão é tipicamente uma altura do ano desejada por uma grande maioria. Faz lembrar as férias, lazer, tempo livre e descanso mas ao contrário do que se possa pensar, nem todas as pessoas apresentam nesta altura do ano boa disposição. Algumas, pelo contrário, sentem-se mais ansiosas, irritadas, perdem o apetite e têm dificuldades em manter um sono descansado.

  • Workshop "Mindfulness para Grávidas"

    Este é um workshop que tem como objetivo melhorar o bem-estar das mulheres grávidas.

  • Viver para trabalhar

    Se os seus dias passam a correr sem que consiga controlar o ritmo da sua vida este texto é para si.

  • Quando as emoções surgem como tempestades

    Se sofre de uma flutuação emocional extrema ou se conhece alguém com estas características, então este artigo é para si.

  • Workshop “Espelho Meu”

    No dia 4 de junho, entre as 11h e as 18h, decorre, em Lisboa o Workshop Espelho Meu.

  • Afetos e emoções na adolescência

    O afeto pode ter variadas formas de ser expresso, através do modo do(a) adolescente se comportar, de comunicar, de interagir. É a forma como o afeto é vivido que transforma o ser humano e que permite uma experiência de vida equilibrada.

  • A eterna procura da “pessoa certa”… Ela existe?

    Vivemos numa era em que grande parte das pessoas quer sempre mais e melhor, o ideal, o perfeito, e o mesmo muitas vezes também se aplica às relações amorosas.

  • A ansiedade e o sistema imunitário

    É sabido que elevados níveis de ansiedade prejudicam o dia-a-dia das pessoas, mas de que forma? Além de surgirem emoções como a angústia, o medo ou a tristeza, mais ou menos permanentes, consoante níveis de ansiedade e duração dos mesmos, o sistema imunitário é outro dos grandes sistemas afectado por esta problemática.

  • O balanço difícil entre proximidade e diferenciação na vida a dois

    Quando nos apaixonamos, procuramos uma fusão com o outro como se o Eu deixasse de existir para passarmos exclusivamente a sermos Nós. Esta aproximação, além de biológica, satisfaz uma das nossas necessidades psicológicas vitais, a proximidade.

  • Cannabis: anjo e demónio

    Ao longo dos últimos anos o consumo de cannabis tem crescido e tem sido vulgarizado um pouco por toda a Europa, com uma estimativa de quase 20 milhões de consumidores europeus apenas no último ano.

  • Viver com situações de crise e catástrofe

    As situações de crise e catástrofe ocorrem sem que estejamos, realmente, preparados para elas. E como poderíamos estar, se não as controlamos? Devemos então esquecer que existem ou podem existir? Devemos viver com medo da sua existência?

  • A agressividade na criança

    A criança tem por vezes fases ou momentos em que a agressividade está presente nos seus comportamentos - as birras, os gritos, os atos físicos dirigidos aos outros, sejam pares ou adultos.

  • Sofrimento psicológico na família: o papel da expressão emocional

    O nível de expressão emocional tem impacto direto no bem-estar da família. Saiba como.

  • 5 passos para definir objetivos

    Objetivos. Todos precisamos deles, tanto a nível profissional como pessoal. Eles apontam o caminho a seguir e a sociedade atual impele-nos a defini-los e a agir perante eles continuamente. O problema surge quando um objetivo se torna um obstáculo e não um auxiliar em si mesmo.

  • Grupo terapêutico “Ansiedade aos exames”

    Este grupo terapêutico pode ser a ferramenta fundamental para que neste ano letivo seja possível enfrentares os exames com controlo de ansiedade.

  • Casais hetero ou homossexuais: serão assim tão diferentes?

    As relações de casal são das relações humanas mais complexas e difíceis, que envolvem um grande investimento, adaptação, compreensão, comunicação, amor e aceitação. Para se atingir a satisfação há um longo caminho a percorrer…

  • Os quatro “cavaleiros” – o que fazer rumo a uma relação saudável?

    A investigação tem mostrado que alguns padrões na forma como interage com o/a seu/sua companheiro/a ou ele/a consigo destroem o amor e os laços da vossa relação. Estes padrões destrutivos podem enquadrar-se em quatro dimensões (Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, como lhes chama John Gottman), que se se não forem trabalhadas e mudadas podem levar a relações tóxicas, insatisfeitas que culminam em separações e/ou divórcios.

  • A autoestima nas crianças

    A autoestima é um conceito individual que se elabora ao longo do desenvolvimento do ser humano, por isso todos somos responsáveis para que a criança o construa de modo saudável e equilibrado.

  • O stress já está a ser-lhe prejudicial?

    A sociedade moderna encara, na maior parte das vezes, o stress como algo negativo, mas, na sua definição, “o stress é um conjunto de reações orgânicas e psicológicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça muito feliz (Hans Selye)”.

  • Ano Novo: uma nova oportunidade para cuidar da sua saúde psicológica

    Nas resoluções, muitas vezes as pessoas focam necessidades de bem-estar que têm e gostavam de ver resolvidas (por exemplo, deixar de fumar, fazer dieta). Em muitos casos, essas resoluções centram-se na saúde física e não tanto na saúde mental ou emocional, tantas vezes ligada à primeira.

  • Workshop Inteligência Emocional

    Comece bem 2016 e venha desenvolver a sua Inteligência Emocional através de exercícios experienciais com a Psinove.