A inserção de uma criança numa família é a melhor solução para uma criança institucionalizada. Atualmente coloca-se a hipótese de a criança poder ser adotada por uma família homoparental (hipótese não permitida pela legislação atual).
Como voltar a recuperar algum bem-estar e emoções agradáveis? E se nunca mais encontra ninguém por quem se apaixone e que o/a faça sentir-se amado? Estas são questões mais do que naturais numa fase em que o sofrimento é sentido como avassalador.
Uma relação é sempre uma descoberta, quer seja do outro ou de nós mesmos. No início surge a paixão, o fascínio, as” borboletas na barriga”, inclusivamente o ditado popular diz que “o amor é cego”! Por vezes, com o tempo e aprofundamento do conhecimento mútuo os casais começam a “colocar óculos”, às
Na maior parte das vezes, a depressão tem na sua base uma vivência de abandono ou perda, que face a um determinado acontecimento de vida, ativa crenças de incapacidade, falha e culpabilidade invadindo o funcionamento relacional, profissional e social de quem a sofre.
São vários, com certeza, os momentos onde um amigo o procura partilhando um problema ou dificuldade. Existem, no dia-a-dia, diversas situações inesperadas que nos marcam e magoam, sendo normal procurarmos na nossa rede social de apoio, seja com amigos, com a família ou com o parceiro, quem nos oiça.
O processo ansioso é, por si só, uma fonte de sofrimento para muitas pessoas. Claro que existe uma ansiedade ligada ao momentos bons e que nos leva a ansiá-los com um sorriso nos lábios. Mas hoje vou-me dedicar à ansiedade negativa, aquela que nos impede de viver satisfatoriamente.
O EMDR – Eye Movement Dessensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares) é uma abordagem terapêutica integrativa de processamento de informação que é feita através da estimulação bilateral do cérebro (ocular, auditiva ou por toque), que promove a c
Quantos são os dias em que levantar-se de manhã é um verdadeiro pesadelo? Os estudos mais recentes sugerem que mais de metade dos portugueses tem dificuldade em levantar-se, cerca de 20% da população apresentará insónia grave (cerca de 3 noites por semana, durante pelo menos 6 meses) e metade das cr
A chegada de mais um(a) filho(a) caracteriza-se muitas vezes como um período de crise, que pode provocar uma desorganização do funcionamento do sistema familiar, levando a que seja elaborada uma nova organização através de mudanças no relacionamento e renegociação de papéis.
É público que mais de 400 mil portugueses saíram de Portugal desde 2008. A decisão de emigrar, na maior parte das vezes relacionada com a procura de maior realização profissional e económica, acentuada pela crise dos últimos anos e pela decrescente oferta de emprego não é fácil.
Estamos programados para agir de acordo com objetivos. Metas que delineamos para atingir certos patamares que vemos como sendo satisfatórios para o nosso futuro.
A violência nas famílias é maioritariamente focada nos agressores adultos e nas crianças como vítimas. E quando são os filhos os agressores? E quando são as crianças que ultrapassam todos os limites?
E afinal o que pode fazer para começar a gerir a sua procrastinação e recuperar o controlo da sua vida? Experimente então pôr em prática estas orientações.