Ser otimista é a atitude saudável mais simples de adotar. Basta querer. As estratégias e as recomendações de Maria do Carmo Oliveira, psicóloga, fundadora do Clube do Optimismo, que vão tornar a sua vida melhor e mais prazerosa.
Adelaide Miranda, empresária e autora de vários Guias Práticos na áreas das finanças e organização pessoal, dá-lhe dicas para definir e cumprir os seus objetivos para este ano.
Pode pensar que aceitar a morte de uma pessoa amada é esquecê-la. Mas não é assim. É recordá-la, é guardar dentro de nós os momento vividos, apesar da sua ausência. Viver o luto significa reaprender a viver. No entanto, algumas pessoas não conseguem lidar com o processo de luto de forma saudável, fi
Quando ri, as trocas respiratórias são três vezes mais intensas. Um comportamento que ajuda a eliminar as toxinas pulmonares. Este está, contudo, longe de ser o único benefício da risoterapia caseira.
Parar. Parar realmente. E contemplar. Não interessa o prazo de apresentação do projeto, a marmita dos miúdos para a escola, a roupa na lavandaria nem mesmo o carro que devia ter ido à oficina. Parar. Parar realmente. E contemplar. Só isso.
Ser bom faz (mesmo) bem! E esta afirmação está longe de ser um cliché... Saiba porque é que quem exercita a bondade tem mais saúde, é mais feliz e vive mais tempo. As explicações de Stephen Post, investigador, orador e professor.
Já é bastante complicado escolher os presentes a oferecer neste Natal, mas ainda é mais desafiador escolher um presente para dar aqueles que estão de luto. O que dar a quem está a sofrer pela perda de alguém? Como ajudar a celebrar a quadra festiva de quem está inundado pela dor?
Esta é a altura do ano em que o número de festas e ocasiões especiais se acumulam. Entre Natal e fim de ano, há muito para celebrar. Mas para que as comemorações decorram de forma responsável, siga algumas dicas.
Nunca consegue fazer tudo aquilo que planeia? Se gostava que a sua jornada diária tivesse 48 horas em vez das habituais 24, este artigo é para si. Veja o que é que os especialistas recomendam para que possa fazer (ainda) mais coisas!
Diversas pessoas têm dificuldades relacionadas com a autocrítica. Para muitos autores, este é um fator de personalidade associado a vários problemas de saúde mental.
Existem algumas emoções sobre as quais se fala mais, como a zanga, a tristeza e o medo. Até mesmo a alegria por ser, frequentemente, um estado a atingir. Ao mesmo tempo não deixo de reparar que, nos processos clínicos que acompanho, a vergonha é uma emoção muito presente e pouco entendida, razão pel
Já sabe os livros que quer comprar para o Natal? E os que quer ler no próximo ano? Com estas dicas vai conseguir atingir os seus objetivos literários sem qualquer problema.
Uma das dicotomias que mais experienciamos no dia a dia é o balancear do equilíbrio entre a nossa necessidade de procura de novidade e a nossa necessidade de sentir tranquilidade.
Estuda a fenomenologia dos estados de alma e o seu impacto no nosso comportamento. Convida-mo-lo para uma incursão ao ramo da psicologia que integra o corpo, a mente e o espírito. Curioso? Aceite o convite e pegue num lápis!
O Halloween está prestes a chegar. Embora esta seja uma tradição mais tipicamente americana, em Portugal ainda são alguns os que encontram fascínio no uso de máscaras monstruosas e assustadoras e no atrevimento da pergunta “doçura ou travessura?”
É verdade que por vezes temos dificuldade em largar o smartphone de noite, mas é já de conhecimento geral que podíamos dormir muito melhor se o fizéssemos. Siga estas 4 dicas para evitar olhar para o ecrã à noite.
Tendemos a pensar que a maturidade é determinada pela idade, quando nem sempre é o caso. Amadurecer é dar sentido às experiências vitais ao longo da vida, aprendendo com elas para ser mais forte. Este processo é individual. Tome nota das recomendações da psicóloga e consultora Inês Pires, especialis
O caminho da vida que deseja pode não ser aquele que tem vindo a seguir. Clarifique o que realmente quer fazer dos seus dias para perceber o que o está a impedir de o concretizar, com os conselhos de Teresa Marta, coach para a coragem.
Nos agitados dias de hoje, é muito fácil perder o foco. Saber o sítio a que pertencemos na vida é algo reconfortante e que nos dá imensa segurança. Uma crónica reflexiva de Teresa Marta, mestre em relação de ajuda e consultora de bem-estar.
O método que neutraliza pensamentos autodestrutivos e que lhe diz o que (não) fazer para ser emocionalmente mais forte e saudável. As recomendações do psicólogo Rafael Santandreu para uma vida mais tranquila e também (muito) mais feliz.
Porque é que encontramos realidades tão díspares quando se trata da vida em condomínio, se a socialização e a organização são necessidades básicas do ser humano?
Viajar em negócios pode tornar-se uma tarefa verdadeiramente stressante. Registe estes conselhos para amenizar os efeitos negativos de uma deslocação em trabalho.
Num mundo acelerado e cheio de tarefas a cumprir, é natural que os seus dias comecem a preencher-se de algum stress e ansiedade. No caso de algumas pessoas (ou em momentos particularmente exigentes), esses sinais começam desde o acordar até à hora de dormir.