Com o novo ano a aproximar-se, começamos a estabelecer novas metas a atingir.

Se uma das suas novas resoluções, além de comer de forma mais saudável ou fazer mais exercício, é arranjar tempo para ler mais livros e apaixonar-se por novas histórias, saiba como pode fazê-lo.

Descubra como pode desfrutar melhor das suas leituras com estes 5 simples passos.

1. Não crie uma lista de livros

Pode parecer um conselho estranho porém, se criar uma lista de todos os livros que quer ler durante o ano, vai acabar com um sentimento de sobrecarga que o irá desmotivar à medida que vê o número de títulos a aumentar exaustivamente. Escolha apenas 3 livros que queira ler e comece a partir daí, escolhendo 3 depois desses e assim de forma sucessiva.

2. Adira a um desafio de leitura

Se não se quiser colocar um desafio a si próprio, existem várias plataformas que os lançam, como o Goodreads, por exemplo. Dedicar tempo a um desafio é uma forma de competir consigo mesmo enquanto desfruta das suas novas leituras e para isso basta escolher um número específico de livros para ler durante o ano e ir acompanhando o processo – um número apenas, não os livros em si. Siga aos poucos, como dito acima.

3. Não coloque histórias “em espera”

Se não temos problema em ver vários programas de televisão e séries ao mesmo tempo, porque é que apenas lemos um livro de cada vez? Comece a ler três ou quatro livros ao mesmo tempo e assim pode lê-los de acordo com o seu próprio estado de espírito e humor. Esta técnica também pode ajudar a que consiga terminar de ler aqueles livros pesados dos quais não quer desistir.

4. Junte-se a um clube de leitura

Ao juntar-se a um clube de leitura – mesmo que virtual –, além de ter colegas amantes de livros que o desafiam a ler mais, também fará parte de uma nova comunidade que faz do acabamento de um livro uma prioridade. Sem mencionar que as discussões sobre o livro podem expandir a sua mente e perspetiva.

5. Pesquise sobre o livro antes de se comprometer

Acontece com todos. Pega um livro baseando-se na sua capa atraente e sinopse encantadora, apenas para ficar a colecionar poeira na estante depois de 15 páginas lidas – por vezes até menos. Antes de o comprar por impulso, faça a sua pesquisa e tente perceber o que as críticas dizem sobre ele e se faz o seu género. Se a resposta for positiva, força!

Sugestão

Se é fã da saga Twilight, de The Vampire Diaries ou até mesmo de Harry Potter, "A Defensora do Oculto" é para si. Embora não fale de vampiros ou escolas de feiticeiros, esta nova obra nacional conta a história da desastrada Chelsea Burke que, após descobrir ter poderes mágicos, se vê envolta numa série de peripécias sempre acompanhada pelos seus melhores amigos onde não falta, claro, um romance secreto e muita aventura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.