Vários estudos internacionais detetaram que o taxa de mortalidade é, aparentemente, maior nos infetados com o novo coronavírus que têm um défice desta substância. Investigações anteriores já tinham apurado que previne infeções respiratórias.
A depressão unipolar afeta cada vez mais pessoas. Portugal não é exceção. Conheça alguns dos tratamentos naturais disponíveis no nosso país, que oferecem uma alternativa aos tradicionais antidepressivos, sugeridos por uma psicóloga e psicoterapeuta.
Mais do que mera tristeza, afeta cerca de 10% da população portuguesa mas continuam a ser muitos os que menosprezam os sintomas. Os alertas e as recomendações de Joana Sá Ferreira, médica interna de psiquiatria e investigadora.
Luz do computador, stress, ambientes fechados e ausência de sol estão entre as principais causas das alterações na pele. Episódios de eczema ou psoríase, acne, vermelhidão e manchas são também problemas comuns.
Tem existido uma grande necessidade (e procura) de serviços de apoio psicológico, e é expectável que essa necessidade aumente substancialmente, devido às consequências da pandemia de longo prazo para a saúde mental. Está a perguntar a si próprio se necessita de apoio psicológico para COVID-19 e onde
Afetam a vida de milhares de pessoas todos os anos. Algumas têm maior gravidade do que, à partida, poderá julgar, pelo que convém nunca as desvalorizar numa fase inicial. Saiba como atuar perante os casos de emergência mais comuns.
Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo como a principal causa de alergias do aparelho respiratório. Sabia que a sua casa pode estar repleta de objetos que podem causar alergias?
Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doença venosa, um problema de saúde que se agrava nos períodos de maior calor. Existem, no entanto, gestos preventivos. Saiba o que pode fazer para facilitar o fluxo do sangue nas suas veias.
Os testes serológicos de pesquisa de anticorpos contra o SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, são alvo de uma maior procura, pois tanto empresas como particulares procuram respostas para retomar a atividade laboratorial e familiar o mais seguramente possível.
Esta condição, que resulta da deterioração das estruturas de suporte da vagina, levando à queda de órgãos como o útero, a bexiga ou o reto para o órgão sexual feminino, pode ser de vários tipos. Saiba o que os distingue e como é que a pode tratar.
Estamos no início da 3ª década do século XXI e cada vez mais as diferentes áreas da medicina orientam-se para a perspetiva da prevenção com especial relevo para a saúde sexual e reprodutiva. Um artigo da médica Fátima Palma, especialista em Ginecologia/Obstetrícia. Hoje é o Dia Internacional da Saúd
Os testes de pesquisa aos anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, são alvo de uma procura cada vez maior por particulares e empresas que recorrem aos laboratórios na procura desta informação que lhes permite perceber quem desenvolveu anticorpos contra a doença.
Será que os puxadores das portas são limpos? E o corrimão das escadas? Quantas pessoas já tocaram hoje nos botões do elevador? Um artigo de Joana S. Mendes, psicóloga clínica e psicoterapeuta na Clínica da Mente.
Nestes tempos de confinamento e distanciamento social, manter a saúde cardiovascular torna-se um grande desafio. No entanto, nunca como agora se compreende a importância de manter uma boa saúde, dada a particular agressividade da COVID-19 em doentes diabéticos e portadores de doenças cardiovasculare
O surto viral continua a suscitar muitas dúvidas. Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte responde à pergunta.
As pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) podem dizer que este não é o seu primeiro confinamento. Nem o primeiro estado de emergência ou calamidade.
A dúvida é comum a milhares de portugueses. Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte responde à pergunta.
A anemia é uma condição que pode pôr em risco a vida e estima-se que em Portugal um em cada cinco adultos sofra desta doença. Infelizmente, ocorre com muita frequência a pessoas com Doença Inflamatória do Intestino (DII).
A maioria das cardiopatias congénitas são malformações ligeiras e permitem que a criança tenha uma vida normal. Um artigo da médica Marília Loureiro, especialista em Cardiologia Pediátrica.
Com a chegada da primavera, chegam também as alergias respiratórias, como a rinite, a conjuntivite e até a asma. Saiba como atuar para prevenir e tratar estas doenças que afetam um terço da população portuguesa. Os conselhos de Mariana Couto.
A probabilidade de um nódulo ser maligno é relativamente baixa. Calcula-se que o risco de uma pessoa com tiroide nodular, situação designada tecnicamente por bócio nodular, ter um carcinoma (tumor maligno) da tiroide é de cerca de 5%. Um artigo do médico endocrinologista António Garrão.