As altas temperaturas interferem com o nosso bem-estar e, se não forem adotados gestos preventivos, podem estar na origem de problemas e complicações. Saiba quais são os grupos de maior risco e as duas proteções obrigatórias que tem de ter.
Com o aumento do número de diabéticos a nível global, também os casos de pacientes com complicações causadas pelo mau funcionamento deste cresceu. Será que existe uma relação entre esta patologia e a doença renal crónica? Saiba já a resposta!
A diabetes, quando mal controlada, pode provocar-lhe problemas nos rins. De acordo com estimativas internacionais, entre 20% a 40% dos diabéticos vão apresentar nefropatia diabética. Existem, contudo, gestos preventivos que pode adotar.
Cerca de dois terços dos casos diagnosticados com fibromialgia podem desenvolver depressão ao longo da vida. Um artigo da psicóloga clínica Lina Raimundo.
Com uma sobrevida curta, que oscila, em média, entre os 2 a 5 anos, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) não tem tempo a perder, exigindo uma intervenção rápida, de forma a desacelerar a evolução da doença e garantir a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.
Para produzir 10 litros, é preciso: 8.333 ml de etanol a 96%, 417 ml de peróxido de hidrogénio a 3%, conhecido como água oxigenada, 145 ml de glicerol a 98 %, conhecido como glicerina, usada como humectante.
Em tisana ou em remédios caseiros fáceis de preparar, acalma o sistema nervoso, combate as dores reumáticas, previne o aparecimento de infeções e ainda regenera a epiderme. As recomendações de João Beles, naturopata e professor universitário.
O recurso a uma cirurgia metabólica pode permitir a quem sofre do tipo 2 da doença manter a glicemia em jejum dentro dos níveis normais sem medicação. Mas nem todos os doentes podem ser submetidos a esta intervenção. Saiba porquê.
Muitas vezes confundida com mau humor, pode surgir como reação ao stresso excessivo e é provocada por alterações químicas no cérebro que geram desânimo e desinteresse. As recomendações do psicólogo clínico Fernando Magalhães.
Vários estudos internacionais detetaram que o taxa de mortalidade é, aparentemente, maior nos infetados com o novo coronavírus que têm um défice desta substância. Investigações anteriores já tinham apurado que previne infeções respiratórias.
A depressão unipolar afeta cada vez mais pessoas. Portugal não é exceção. Conheça alguns dos tratamentos naturais disponíveis no nosso país, que oferecem uma alternativa aos tradicionais antidepressivos, sugeridos por uma psicóloga e psicoterapeuta.
Mais do que mera tristeza, afeta cerca de 10% da população portuguesa mas continuam a ser muitos os que menosprezam os sintomas. Os alertas e as recomendações de Joana Sá Ferreira, médica interna de psiquiatria e investigadora.
Luz do computador, stress, ambientes fechados e ausência de sol estão entre as principais causas das alterações na pele. Episódios de eczema ou psoríase, acne, vermelhidão e manchas são também problemas comuns.
Tem existido uma grande necessidade (e procura) de serviços de apoio psicológico, e é expectável que essa necessidade aumente substancialmente, devido às consequências da pandemia de longo prazo para a saúde mental. Está a perguntar a si próprio se necessita de apoio psicológico para COVID-19 e onde
Afetam a vida de milhares de pessoas todos os anos. Algumas têm maior gravidade do que, à partida, poderá julgar, pelo que convém nunca as desvalorizar numa fase inicial. Saiba como atuar perante os casos de emergência mais comuns.
Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo como a principal causa de alergias do aparelho respiratório. Sabia que a sua casa pode estar repleta de objetos que podem causar alergias?
Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doença venosa, um problema de saúde que se agrava nos períodos de maior calor. Existem, no entanto, gestos preventivos. Saiba o que pode fazer para facilitar o fluxo do sangue nas suas veias.
Os testes serológicos de pesquisa de anticorpos contra o SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, são alvo de uma maior procura, pois tanto empresas como particulares procuram respostas para retomar a atividade laboratorial e familiar o mais seguramente possível.
Esta condição, que resulta da deterioração das estruturas de suporte da vagina, levando à queda de órgãos como o útero, a bexiga ou o reto para o órgão sexual feminino, pode ser de vários tipos. Saiba o que os distingue e como é que a pode tratar.
Estamos no início da 3ª década do século XXI e cada vez mais as diferentes áreas da medicina orientam-se para a perspetiva da prevenção com especial relevo para a saúde sexual e reprodutiva. Um artigo da médica Fátima Palma, especialista em Ginecologia/Obstetrícia. Hoje é o Dia Internacional da Saúd