Diagnóstico não é um impeditivo aos planos de gravidez. Olhar para a mulher deve ser multidisciplinar para garantir qualidade de vida após o tratamento.
A cervicalgia é a dor no pescoço e na região superior das costas. O pescoço fica rígido e provoca dor quando se movimenta. Saiba como evitar esta patologia, adotando uma postura correta no seu local de trabalho (mesmo que esteja em casa).
Velhos só mesmo os trapos. Fazer desporto faz bem em todas as idades e não faltam especialistas nem estudos científicos, nacionais e internacionais, que o garantam. As advertências e os conselhos de Maria João Quintela, médica e dirigente da APP.
A doença de Gaucher é uma doença genética rara que afeta uma parte da célula denominada de lisossoma. Um artigo da médica Joana Santos, Interna de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria.
No Dia Internacional da Música, que hoje se assinala, importa celebrar a música, mas igualmente quem a cria, a transmite e a torna “viva” – os músicos. Um artigo da médica Ana Zão.
Na maioria dos casos, a utilização da medicação sem a componente terapêutica poderá não ser suficiente, uma vez que ao longo do processo de melhoria, a medicação for retirada, os sintomas regressam.
A perturbação da ingestão compulsiva caracteriza-se por episódios recorrentes de ingestão de quantidades excessivas de comida durante um limitado período de tempo. Estes episódios são acompanhados pela forte perda de controlo sobre a quantidade de alimentos ingeridos e pela incapacidade de conseguir
É provável que se pergunte muitas vezes sobre as razões que levam a pessoa que ama a reagir como reage, sobre a causa e porquê dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos que tanto prejudicam a vossa relação. E se a pessoa que ama sofre do transtorno de personalidade borderline?
Quando falamos em cancro digestivo referimo-nos a um conjunto de cancros que interferem na qualidade de vida das pessoas e têm uma elevada taxa de mortalidade, como é o caso do cancro gástrico ou cancro do estômago como também é conhecido. Um artigo da médica Manuela Machado, especialista em Oncolog
Embora com manifestações semelhantes, há pequenas diferenças nos sintomas que nos podem orientar. Um artigo da médica Joana Bruno Soares, imunoalergologista no Hospital Lusíadas Lisboa.
Até recentemente, comportamentos como a automutilação, pensamentos e comportamentos suicidas não receberam a devida atenção na investigação clinica e cientifica no autismo.
Dados estatísticos da Globocan publicados em 2018 mostram que, em Portugal, o cancro colorretal ocupa o segundo lugar nos carcinomas mais comuns quer nos homens, quer nas mulheres. Um artigo da médica Eva Barbosa, Cirurgiã Colorretal no Hospital Lusíadas Porto.
Sabia que existem, pelo menos, cinco tipos e todos eles diferentes? Dados curiosos que a ciência já apurou sobre o órgão sexual masculino comentados pelo médico urologista Nuno Monteiro Pereira, autor de um livro especializado sobre o tema.
O isolamento social está relacionado com vários problemas de saúde mental tais como depressão e ansiedade. Um artigo da enfermeira Filipa Alves, Coordenadora Técnica das Unidades de Cuidados Continuados e ERPI da Ordem da Trindade.
A distonia é uma doença neurológica que provoca movimentos involuntários ou posturas anormais, que podem estar sempre presentes ou ser intermitentes ou mesmo repentinos e que dificultam as atividades diárias e provocam dor. Um artigo da médica Cláudia Marques Matos, especialista em Neurologia.
O nascimento do bebé da Laura e do Raúl, o momento do parto, não foi apenas o nascimento de mais uma criança. Quer para a Laura, mas também para o Raúl, foi o nascimento de muitas e variadas sensações.
Se algumas das combinações apontadas pela Food and Drug Administration, a entidade reguladora da saúde e da alimentação dos Estados Unidos da América, são óbvias, outras revelam-se uma desagradável surpresa, como pode comprovar de seguida.
Com o passar do tempo, a médio e longo prazo, a diabetes pode ter um impacto significativo na saúde dos rins. Está, no entanto, ao seu alcance evitar que isso aconteça. Saiba quais são os cuidados preventivos que deve ter para se livrar desta ameaça.
Hoje existem mais opções na área terapêutica que permitem às pessoas com Doença Inflamatória do Intestino (DII) viver mais e melhor a cada ano que passa. É o caso dos medicamentos biológicos e biossimilares. Mas há ainda muitas dúvidas e muitos mitos sobre utilização dos biossimilares.
São híbridos de vinhas americanas e europeias. Esta fruta, muito apreciada pelos portugueses, contém potássio, magnésio, ácido fólico e vitamina B6, bem como flavonoides e resveratrol, substâncias que atuam contra as doenças cardiovasculares e o cancro.
Cerca de 30% das pessoas com depressão pensa em acabar com a vida e 10% chega mesmo a fazê-lo. Carlos Braz Saraiva, habituado a lidar com o problema, aponta as principais causas e responde a algumas das dúvidas mais comuns.