Provêm de uma glândula ou de um órgão do sistema endócrino e são responsáveis por mudanças orgânicas que nos condicionam. Parecem perfeitamente inócuas mas afetam-nos muito mais do que aquilo que imaginamos. Explicamos-lhe porquê.
São muitas as doenças que se podem acompanhar de Hipertensão Pulmonar. Globalmente, as que encontramos mais frequentemente são as doenças que afetam o ‘lado esquerdo’ do coração, como as disfunções valvulares e do ventrículo esquerdo, ou as doenças crónicas do foro respiratório. Um artigo do médico
A colite ulcerosa é uma doença inflamatória do intestino com os seus altos e baixos, o que acaba por influenciar, de forma negativa, cada doente. Apesar de haver períodos em que tudo parece estar tranquilo, há, no entanto, outros em que tudo o que está ligado a esta DII nos leva à exaustão.
Há gestos aparentemente inofensivos que fazemos, muitos deles inconscientemente, sem noção dos perigos que podem representar. Saiba por que deve deixar de roer as unhas, de pesar-se diariamente e de usar os cosméticos errados.
A doença venosa crónica consiste num conjunto de sinais e sintomas resultantes de alterações estruturais ou funcionais das veias dos membros inferiores e que evolui de forma crónica e progressiva.
Tem o hábito de olhar para o que sai dos cotonetes depois de limpar o interior das orelhas? A cera que se forma nos canais auditivos ajuda a impedir a entrada de bactérias e poeiras mas também pode indiciar problemas. Saiba quais!
A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim a sua função. Estalos e dores são sintomas frequentemente relatados pelos pacientes.
São eles que definem se está dentro dos limites, se tem andado a cometer excessos e/ou se precisa urgentemente de mudar de estilo de vida. Os algarismos que os instrumentos de diagnóstico indicam nem sempre são, todavia, fáceis de interpretar.
Sabia que, ao escovar os dentes, está a cuidar de apenas 25%? É fundamental que cumpra todos os passos para uma saúde oral completa, escovagem, fio dentário e elixir. Os conselhos de Pedro Mesquita para uma higiene bucal irrepreensível.
A propósito do Dia de Consciencialização do Stresse, assinalado hoje, a neuropsicóloga Margarida Mendes partilha hábitos saudáveis que vão ajudá-lo a descansar melhor.
As estatísticas não mentem e, apesar dos constantes avanços médicos, em Portugal são diagnosticados, em média, cerca de 4.000 novos casos dpor ano. A prevenção desta doença depende (e muito) de si. Aprenda a minimizar o risco para se proteger.
Apenas 10% das situações diagnosticadas têm origem em fatores hereditários, sublinha Fátima Cardoso, oncologista médica, uma das especialistas mais reputadas do país. Saiba o que revelam os últimos estudos e veja o que pode fazer para se proteger.
Mais de dois terços dos sobreviventes de um acidente vascular cerebral, a principal causa de morte em Portugal, fica com sequelas para o resto da vida. Saiba quem são as pessoas que correm maiores risco e os cuidados a ter para se proteger.
Desde 1988, o sangue do cordão umbilical é utilizado como fonte de células estaminais para o tratamento de várias doenças. Conheça os benefícios e as potencialidades de guardar as células estaminais.
As dores musculares ocorrem devido a um esforço muscular extremo, seja pela intensidade ou pela duração do exercício. Saiba como prevenir e aliviar este tipo de desconforto.
Cansaço, dores de cabeça, desorientação, ansiedade, irritabilidade, indigestão, problemas estomacais, insónias e sonolência durante o dia são apenas alguns dos sintomas que perturbam muita gente em época de alteração de horários.
Sempre que o bebé ou criança apresente a tríade febre, dor de cabeça e rigidez da nuca, os pais devem dirigir-se de imediato ao serviço de urgência. Um artigo da médica pediatra Ana Luísa Mendes.
As duas patologias principais das DII são a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Quando se analisam os sintomas, em alguns casos até podem parecer iguais. Mas há grandes diferenças, que poderemos descobrir em mais um episódio de "Dar a Volta à DII".
Raro é o cidadão que não tem conhecimento duma pessoa próxima ou afastada com Paralisia Cerebral (PC) , a doença motora mais frequente na idade pediátrica. Hoje é o Dia Nacional da Paralisia Cerebral.
Os tempos de quarentena são desafiantes para a saúde mental e emocional. Tome nota de algumas sugestões para lidar com os efeitos secundários da pandemia de COVID-19.
Em todo o mundo, são muitos os que se queixam de cefaleias e enxaquecas. Aprenda a identificá-los e a saber o que fazer para os alterar, com a ajuda de Manuel Correia, neurologista. "São um sintoma comum a várias doenças, algumas gravíssimas", alerta.