Por mais precauções que tenhamos, nem todos os acidentes domésticos podem ser evitados. Mas também não é preciso entrar em desespero. Para que momentos de convívio e de descontracção não se transformem em momentos de dor e de incómodo, siga os conselhos da Associação Norte-Americana de Emergência Médica e saiba o que deve (mesmo) fazer em caso de queimadura, de insolação, de picada de insetos e até de intoxicações alimentares, muito comuns nos meses em que as temperaturas mais sobem.

Como agir em caso de picada de insetos

Se a picada tiver sido na mão e se usar anéis, retire-os de imediato, pois podem impedir que o sangue circule. Eleve, de seguida, a zona afetada e aplique gelo. Tome um paracetamol ou um anti-histamínico. Ligue para o 112 se o inchaço for muito grande, a comichão intensa e se sentir dificuldade em respirar, pois esses sintomas podem ser sinais de reação alérgica.

Como agir em caso de queimadura no grelhador

Passe, de imediato, com água fria, a zona afetada, para aliviar as dores da queimadura. Aplique, de seguida, uma pomada própria para as queimaduras e, se tiver muitas dores, tome um paracetamol. Se for uma queimadura maior do que a palma da mão, ligue de imediato para o 112.

Como agir em caso de insolação

Beba muita água e refresque o corpo. Descanse num local fresco e sem sol. Vá ao médico imediatamente, caso se sinta confuso, se estiver a delirar, se tiver febre alta e/ou se sentir dores musculares.

Como agir em caso de intoxicação alimentar

Beba muitos líquidos para não desidratar. Coma arroz, pão ou frango cozido quando as náuseas e os vómitos passarem. Vá ao médico urgentemente, caso verifique sintomas de febre, de vómitos e/ou de diarreia por mais de oito horas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.