O regresso à normalidade após a desaceleração do surto de COVID-19 exigirá precauções. A antevisão de Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), os sintomas mais comuns da COVID-19 em Portugal são tosse, febre, dores musculares, cefaleia, fraqueza generalizada e dificuldade respiratória. Mas existem outros sinais e sintomas menos conhecidos a que deve estar atento.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária (NEHospDom) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) acaba de emitir uma série de recomendações de medidas de isolamento domiciliário em casos de COVID-19.
A pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 veio suscitar novas interrogações, como esta. Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, responde.
São muitas as dúvidas acerca das implicações do novo coronavírus que os portugueses têm. Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, responde à pergunta.
Os asmáticos, um dos grupos de risco, devem ter precauções acrescidas. Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, responde à pergunta.
São muitos os tabagistas que, em vários fóruns online, têm levantado esta questão. Carlos Robalo Cordeiro, médico, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, garante que sim e explica porquê.
A infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 atinge sobretudo o aparelho respiratório. Carlos Robalo Cordeiro, médico, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, aponta os diferentes cenários possíveis.
Os portugueses são um dos povos que mais valoriza o café. A planta que está na origem desta bebida, apreciada por milhões em todo o mundo, reduz as enxaquecas, diminui cefaleias e não só. Saiba ainda que outras utilizações pode ter.
Um grupo de investigadores do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, usou dados da Direção-geral da Saúde (DGS) para construir um mapa epidemiológico e mostrar o risco de infeção nos vários concelhos do país.
A receita médica eletrónica ou receita sem papel é um sistema em que os médicos e médicos dentistas podem prescrever medicamentos por via eletrónica, visando a eliminação e substituição da habitual receita em papel.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus tem e terá um enorme impacto na saúde psicológica de todas as pessoas à escala mundial. Há já mais de um milhão de casos de infeção no mundo e quase 59 mil mortes. As explicações são de Lina Raimundo, da MIND – Psicologia Clínica e Forense.
A European Lung Foundation pediu esclarecimentos a James Chalmers, professor da Univerdade de Dundee na Escócia, presidente do Grupo de Infeção Respiratória da ERS e editor-chefe adjunto do European Respiratory Journal.
Afeta milhares de portugueses mas falhas na rede de referenciação hospitalar impedem, inúmeras vezes, um diagnóstico efetivo em muitos outros casos. Saiba identificar os sintomas e conheça as causas e os tratamentos.
Acontecem quando menos se espera e há que estar preparado para lidar com eles. Descubra o que deve fazer em caso de cortes, alergias, mordeduras, engasgamentos, hemorragias, queimaduras, choques elétricos e envenenamentos.
Já notou na quantidade de vezes que leva as mãos aos óculos ou que os deixa pousados em superfícies? Lava bem as mãos quando coloca as lentes de contacto? Todos os cuidados são poucos, por isso especialistas explicam algumas boas práticas no que diz respeito à saúde ocular.
Uma situação de pandemia pode abalar as crenças de segurança, previsibilidade e estabilidade que são tão confortáveis e tranquilizantes para o ser humano. As explicações são dos psicólogos Mauro Paulino e Sofia Gabriel, da MIND – Psicologia Clínica e Forense.
A alergia grave ao glúten, proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e na aveia, pode aparecer em qualquer idade e tem maior prevalência nas mulheres. Saiba como manter uma vida normal depois da identificação do problema.
O SARS-CoV-2 é um vírus completamente novo, para o qual não dispomos de tratamento dirigido, nem vacina protetora. Não, não é como a gripe. O alerta é da médica pediatra Joana Martins.
Devo manter as consultas e tratamentos em caso de infeção? O que é recomendado fazer se tiver sintomas? Como acalmar a ansiedade acrescida que o aparecimento desta pandemia veio trazer à minha vida? As respostas já a seguir.
Aplicar água do mar no nariz previne a infeção? O vírus pode ser transmitido através dos alimentos? Devemos lavar tudo com lixívia? Maria Espírito Santo, especialista em medicina geral e familiar, responde a estas e a muitas outras perguntas.