Os corticosteroides têm um papel adjuvante no tratamento da conjuntivite por permitir um alívio sintomático mais rápido. No entanto, em determinadas situações, estão contraindicados. Por exemplo, nas infeções virais da superfície ocular (como a queratite epitelial herpética), a utilização de corticosteroides isolados ou em combinação com antibiótico pode permitir uma proliferação acelerada do vírus e um curso da doença mais grave e prolongado. Noutras situações, como uma erosão ou lesão da córnea por corpo estranho, a corticoterapia atrasa a recuperação e aumenta o risco infecioso.

Em casos de olho vermelho com sintomas ou sinais de alarme, tais como dor, perda de visão que não melhora, fotofobia, ou hiperémia ciliar, todos os doentes devem ser observados primeiro por um oftalmologista. Em caso de impossibilidade, poderá ser ponderada a prescrição de antibiótico e/ou lubrificante ocular ou optar por não prescrever, uma vez que a grande maioria dos casos de conjuntivite são autolimitados e os medicamentos apenas reduzem a duração e intensidade dos sintomas.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos

Recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos

Mais informações em: https://ordemdosmedicos.pt/colirios-que-incluam-corticosteroides-para-tratamento-de-olho-vermelho/

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.