Joana Martins é Pediatra na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital D. Estefânia. É autora do blogue "Pediatra Joana Martins", co-autora do blogue ZenPed e escreve regularmente no SAPO Lifestyle. Pode consultar mais informações no Instagram em @pediatrajoanamartins.
Vamos a tempo de diminuir o contágio nas crianças, reduzir a incidência nestes grupos etários e prevenir assim os casos graves (felizmente raros) de hospitalização. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é um problema sim. Não é fruto da má educação ou da falta de investimento dos pais (frequentemente é o oposto disto) e tem critérios de diagnóstico estabelecidos. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
São inúmeros os casos de Doença de Mãos-Pés-Boca (DMPB) e as fotografias de borbulhas de toda a espécie e feitio acumulam-se nos telemóveis dos pediatras que fazem consulta de pediatria geral. Mas o que é a DMPB?
Se continua a querer partilhar informações, imagens e histórias dos seus filhos, então tenha em conta estas 4 medidas simples que podem ser extremamente protetoras.
Somos bastante menos capazes de sintetizar a vitamina D a partir da nossa pele do que outros povos na Europa. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
Uma criança doente implica custos médicos diretos e custos indiretos, secundários ao absentismo laboral, com impacto no orçamento familiar e das empresas. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
Existem diferentes fatores ansiogénicos nas várias idades e as crianças não são exceção. As explicações são da pediatra Joana Martins. Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental.
Num mundo onde toda e qualquer informação está à distância de um telemóvel, falar sobre saúde reprodutiva pode parecer estranhamente ultrapassado. Mas será de facto assim? Os miúdos, hoje em dia, têm acesso a tudo online. Será que ainda precisam que lhes expliquem como os corpos humanos se transform
Ao contrário de algumas vitaminas que não são produzidas no nosso organismo, a vitamina D pode ser sintetizada pela nossa pele. Assim, como se pode obter vitamina D?
No rescaldo de mais um Dia da Mãe, serve este breve texto para alertar para um facto muito simples: as mães estão cansadas. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
Como eliminar de uma vez só os ecrãs na hora da refeição? Aqui ficam 5 ideias base para tentar implementar mudanças na sua família. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
Aqui ficam algumas sugestões para sobreviver à nossa própria prole, sobretudo quando nos transforma a casa num campo de batalha impossível. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
Num cenário em que permanecemos fechados em casa, espartilhados entre teletrabalho, reuniões no Zoom, webinars e miúdos em e-learning com horários completos e tarefas progressivamente mais complexas, a verdade é que me questiono que rendimento terá este ano escolar. Um artigo da pediatra Joana Marti
Quando em setembro de 2020 se identificou uma nova variante do SARS-CoV-2 no Reino Unido, estávamos longe de imaginar o descalabro que se fez sentir nos serviços de saúde de todo o país. O clima estava ameno, as fronteiras estavam abertas, os voos entre o Reino Unido e Portugal tinham sido novamente
Já se ultrapassou a exaustão, já se ultrapassou a sensação de futilidade da maioria das nossas ações quotidianas e esta pandemia privou-nos de toda a possibilidade de manter ligações pessoais próximas. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
Brincar está na génese daquilo que somos, como nos projetamos, como nos compreendemos e reinterpretamos depois da projeção. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
"Então o meu bebé tem acne?", perguntam os pais absolutamente atónitos com esta revelação, frequentemente na segunda consulta com o pediatra, aquela que acontece no primeiro mês de vida. Um artigo da médica Joana Martins, especialista em Pediatria.
E quem não tenha embalado um bebé com um bocadinho mais de força do que necessário que atire a primeira pedra, porque há momentos que, na noite mais escura de todas, nós só queremos que o bebé pare de chorar.
Frequentemente recebo esta pergunta: “Porque é que o meu filho tem más notas?”. Pode bem ser a pergunta para um milhão de euros. Estou a falar de miúdos que foram sendo acompanhados e que de facto não parecem sofrer de alterações específicas ou de dificuldades de aprendizagem.