Comer é memória e convívio à mesa. É, também, estabelecer ligação à origem do alimento, às mãos que o cuidaram. Os rótulos alimentares transmitem-nos essa origem e compromisso. Saber lê-los abre-nos a porta a ingredientes culinários amigos da nossa natureza. Um deles, o versátil e equilibrado milho
Nas cascas, nos caules, na água da cozedura de frutas e vegetais há nutrientes que tendemos a esquecer. O que lhe deixamos são estratégias que asseguram o máximo benefício na hora do consumo.
Surpreenda familiares e amigos com uma proposta decorativa e refrescante, muito fácil de preparar em casa. As recomendações de Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, blogger, arquiteta paisagista e autora de livros de jardinagem especializados.
Se pensa que os principais tipos de vinhos se ficavam por branco, tinto e rosé, está enganado. Na verdade, existem 8 tipos de vinho que podem ser protagonistas das melhores refeições.
Seis passos muito simples, poucos ingredientes e 20 minutos do seu tempo é quanto precisa para preparar uns peitos de frango suculentos. Uma técnica que torna interessante uma das carnes mais aborrecidas das nossas cozinhas.
Há dias em que só nos apetecem pratos mais leves, como os que aqui lhe propomos. Das entradas aos pratos principais, sem esquecer as bebidas e as sobremesas, tem aqui opções que vão tornar a sua vida mais doce, sã e naturalmente vitaminada.
O tempo quente pede cuidados redobrados no que respeita à conservação dos alimentos. Neste contexto, a sopa, dadas as suas características, requer especial atenção. Joana Andrade Nunes, do blogue “Camomila Limão”, indica-nos os três passos para uma correta conservação deste alimento, fundamental na
Se se encontra no grupo de pessoas que se perde de amores por uma taça de mousse de chocolate, saiba que, aqui, está entre amigos. Esta mousse de chia-colate não é só original no nome, é-o nos ingredientes.
No início, durante ou após a refeição, as propostas que se seguem são, além de saborosas, originais e nutritivas, perfeitas para combater os efeitos incomodativos das altas temperaturas. Ligue o ar condicionado ou a ventoinha e vá já para a cozinha.
É mais para o chocolate, para a baunilha ou para o morango? Na dúvida, o melhor é prepará-los todos de uma assentada e, depois, ir saboreando-os a seu bel prazer, sem remorsos. Até porque, para além de serem caseiros, também são mais saudáveis.
Este cheesecake de laranja tem um teor de gordura bastante mais baixo do que muitos congéneres clássicos. Em vez do rico e exuberante queijo creme, esta receita leva queijo cottage e queijo fresco.
Chamuças de bacalhau, ou o “fiel amigo “enroladinho em canelones, são duas entre o quinteto de sugestões que aqui lhe trazemos. Não falta uma proposta com assinatura de estrelas Michelin, as do chefe de cozinha José Avillez.
Estima-se que a cada segundo os Estados Unidos consumam mais de 300 pizzas. Aqui, não vamos tão longe e o que propomos são três variações sobre o tema pizza. Uma delas é fingida de nome, mas garantidamente de confiança à mesa.
Na sua forma mais líquida, pode ser utilizado para (re)criar objetos de todas as formas. Descubra, de seguida, algumas das criações mais surpreendentes disponíveis no mercado. Vai ficar, certamente, surpreendido com a imaginação dos mestres chocolateiros.
Regra número um nestas receitas de almôndegas: carne de bovino, suíno, ovino ou aves não entra e a única exceção faz-se com a carne de peixe. De resto, há tofu e muitos vegetais e legumes.
As massas conquistaram há muito o pódio no campeonato dos alimentos que nos tocam no coração. Acompanham-nos vida fora, proporcionam-nos momentos de convívio e fazem bom casamento com milhares de ingredientes. Mais, convidam ao melhor da nossa criatividade. E, sequer, nos pedem competências de chefe
Apesar dos meses de maior calor serem muito propícios a este tipo de especialidades, habitualmente mais leves, todas as alturas são, na realidade, perfeitas para saborear receitas plenas de paladar, como as que lhe propomos de seguida.
Quando entornamos vinho tinto na roupa ou na toalha ficamos em pânico, especialmente se esta for clara. Mas não há necessidade disso. Siga estas 5 dicas para remover este tipo de nódoas em que a rapidez é a chave.
Uma boa base e um molho de tomate apetitoso são meio caminho para a pizza perfeita. Junte-se-lhe uma seleção de coberturas criativas e temos um manjar. E, porque não variar e enveredar por pizzas vegetarianas, ou variações sobre a receia original da pizza? É o que aqui encontra.
Máscaras e luvas, distância de segurança, são algumas das regras de etiqueta higiénica e social a que nos habituámos nas nossas visitas aos supermercados. Sem menosprezo por estas, há que recordar que o “não apalparás, contaminarás, desertarás ou abandonarás”, também estão nos mandamentos da boa edu
Uma receita nas mãos do chefe de cozinha Jamie Oliver é magia. No caso presente, o britânico propõe-nos duas receitas do seu novo livro inteiramente dedicado à cozinha vegetariana, uma sopa de cherovias e um chili. Este 27 de maio, Jamie completa 45 anos.
São, além de variadas, saborosas e nutritivas. Têm a assinatura do chef francês Maxime Ogus e integram na sua composição vitaminas que desempenham um papel fundamental na proteção da retina. Descubra-as e experimente-as!
É um utensílio de cozinha que já se tornou indispensável, apesar de haver ainda muita gente em Portugal que pouco ou raramente o utilize e o faça quase sempre da mesma maneira. Também é o seu caso? Descubra três utilidades diferentes!
Não se bebe de um trago, degusta-se pausadamente. Há que lhe averiguar a origem, a produção. Tomar-lhe as notas aromáticas e de paladar. Um whisky pede-nos tempo, resiste e, eventualmente, não será “amor à primeira vista”. É uma conquista.