É no verão que o uso do gelo em variadas bebidas e até em sopas frias é mais frequente. Por que não fazê-lo de forma mais atraente e original dando-lhes um toque de cor e surpreendendo os seus convidados? Nos meses mais quentes do ano, são, na realidade, muitas as bebidas que consumimos nas quais colocamos gelo. Uma forma de ter as suas bebidas decoradas de uma maneira original e ecológica é fazer os seus cubos de gelo decorados com flores comestíveis e com folhas de plantas aromáticas.
As suas bebidas vão ficar muito mais bonitas e no final, se quiser, pode comer as folhas e as flores, no caso de usar algumas das flores comestíveis que encontra à venda no mercado. As rosas, as cravinas, os cosmos, as calêndulas, os amores-perfeitos, as chagas e o cebolinho são exemplos de flores comestíveis que pode utilizar. Mas poderá optar, também, por plantas aromáticas como a hortelã, o manjericão, os coentros, a salsa, o tomilho, a cidreira, a lúcia-lima, a alfazema, a erva-príncipe e o alecrim.
Para que esta ideia tome forma, vai necessitar de cuvetes de gelo, de flores comestíveis, de folhas de plantas aromáticas e de uma tesoura de poda. Como primeiro passo, comece por cortar o caule da flor. Limpe-a, de seguida, retirando as pétalas que estejam mais velhas. Coloque, depois, cada uma das flores virada para baixo, que é o lado mais bonito do cubo de gelo, para valorizar a sua criação. Já com a flor no interior da cavidade, encha apenas metade de cada forma ou do cubo com água, com suavidade.
Se encher a forma toda com água, a flor vai boiar e o gelo não vai ficar tão bonito. Leve, então, ao congelador até congelar e só depois encha a outra metade. Depois de congelado, é só desenformar e colocar a sua criação gastronómica e flor na sua limonada, em água aromatizada ou numa sopa fria. As aplicações são várias. Além de flores, pode também utilizar outros ingredientes para as suas decorações, incluindo ervas aromáticas ou frutos cortados em fatias ou até mesmo em pequenos quadrados.
Comentários