As refeições de Natal são sempre especiais. Todos temos, certamente, lembranças de sabores, tradições e emoções associadas a esta quadra. Porque não uni-los a uma mesa conscientemente saborosa?
Uma mesa de natal com pratos vegetarianos saborosos, em casamento com os sabores da cozinha nacional, não é utopia como nos explica a nutricionista Márcia Gonçalves. A alternativa passa por mais leguminosas e vegetais, menos açúcar e gorduras, assim como métodos de confeção alternativos. Uma convers
Este ano, atreva-se em pratos de bacalhau que, sendo clássicos, fogem às rotinas à mesa. Nestas quatro receitas, vai encontrar do fiel amigo enrolado em presunto, ao que acompanha um belo Queijo Serra da Estrela.
Não precisam de máquina de fazer pão, alguns deles nem mesmo de batedeira. Estes são cinco pães de sabor caseiro, do pão de banana, ao de iogurte e de aveia da chefe de cozinha Anna Lins.
É mágico o momento em que “desembrulhamos” a surpresa da Ceia de Natal, refeição que nos traz mais do que memórias, oferece-nos conforto. Este ano, descomplique, sem abdicar da diversidade e sabor na noite mais especial do ano.
Tartes, empadas, lasanhas, mas também risottos e cogumelos recheados são pratos que nos ligam aos sabores outonais. Trazemos-lhe seis receitas. A mesa familiar agradece.
Estar em casa é, também, oportunidade para redescobrirmos prazeres domésticos em momentos especiais como o Natal. Mais, quando temos a oportunidade de, a partir dos nossos lares, alcançarmos todo um mundo de cafés, respetivas máquinas, acessórios e muitas e deliciosas receitas.
Neste mês que celebramos o Natal, família, amigos e colegas merecem-nos particular atenção. O mundo do café em edições especiais, máquinas e acessórios com design de autor, dá-nos o mote perfeito para prendas plenas de significado.
Dentro da chávena de café encontramos não apenas a sua origem, mas também o carácter da bebida que nos conquista, do creme aveludado à torra perfeita. Qualidades que se reconhecem através do paladar, olfato, mas também visão e audição. Melhor, quando o caminho para a felicidade viaja à boleia de um
Sem atribulações, tão simples como um “passeio” pela internet, temos a possibilidade de nos oferecer e aos que nos estão próximos, prendas que elevam para um novo patamar qualitativo o prazer de saborear o café. Mote para fazer deste Natal momento de muitos sorrisos.
Clara de ovo e açúcar (branco ou em pó) são os ingredientes necessários para fazer merengue, base para inúmeras receitas. Joana Andrade Nunes, do blogue "Camomila Limão", explica-nos como preparar os merengues francês, italiano e suíço, todos com diferentes aplicações.
Por mais voltas que demos ao “fiel amigo”, em boa verdade acabamos por lhe querer ver a feição em pratos tipicamente portugueses. Quem nos tira um bacalhau à Brás, assado com batata a murro, ou com broa, não nos está, naturalmente, a tirar tudo. Mas que nos vai fazer falta à mesa, isso é certo.
Um peito de peru recheado com frutos secos e coberto de bacon, uma outra receita com a carne acompanhada de batata-doce e um lombo com ameixas, fazem o trio de propostas que aqui apresentamos.
Os portugueses estão, culturalmente, ligados à gastronomia de forma ancestral e têm o paladar cada vez mais apurado e sofisticado. Para muitos, os prazeres da mesa são a melhor lembrança que podem receber nesta quadra e nós temos muitas sugestões para lhe dar.
É comum chamar-lhe cozinha de conforto pela forma como combina sabores aconchegantes, odores e, imprescindível, o calor que o forno empresta às receitas. Temos 5 sugestões.
Atreva-se na cozinha, ligue o forno, prepare os ingredientes (escolha-os de qualidade) e divirta-se a produzir bolachas caseiras. O chefe Rui Ribeiro deixa-nos dicas para resultados perfeitos e faz-nos algumas bolachinhas.
Trinta minutos do seu tempo e simples ingredientes podem elevar um prato para um novo patamar. Aqui, a magia faz-se com um creme que combina sabores do outono com o travo tropical do leite de coco.
A italiana pode ser a mais global mas a francesa, a portuguesa, a espanhola e a russa também são muito apreciadas. Apetece-lhe variar os menus que tem andado a servir nas últimas semanas? Então tem aqui muitas ideias para experimentar!
As temperaturas baixam uns quantos graus centígrados e apetece-nos desde logo comida reconfortante. Regressamos à cozinha de tacho, quente e repleta de sabor.
Mais tempo em casa é também uma maior disponibilidade para a cozinha. Em vez de ingerir produtos confecionados industrialmente, prepare no conforto do lar especialidades de provar e salivar por mais, como é o caso das que lhe propomos de seguida.
Muito popular na Europa, este ingrediente, rico em vitaminas e minerais, pode ser saboreado de inúmeras maneiras. As preferidas são as assadas na brasa e as cozidas com canela e erva-doce. Damos-lhe, para além dessas, outras sugestões (muito) originais.