com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais
  • Saiba como harmonizar vinho e comida - 1
    Nesta época de regresso às aulas a “silly season” ficou para trás, é tempo de nos dedicarmos a assuntos mais sérios. Como introdução, à laia de aperitivo, de um novo tema, vamos falar durante os meses de setembro, outubro e novembro, das regras clássicas de harmonização entre vinhos e comida, ou de
  • «O sucesso escolar começa à mesa!»
    Cíntia Machado, da Fileira do Pescado, explica a importância da alimentação das crianças no regresso às aulas e refere estudos que demonstram que «comer peixe melhora a saúde do cérebro, aumentando a massa cinzenta e estimulando a memória».
  • Portugal deve apostar no turismo gastronómico!
    Isabel Tato, da Fileira do Pescado, evoca a visão (e cheiro e sabor) de um peixe grelhado à mesa ou das 1001 receitas de bacalhau, comparando a gastronomia nacional com outras especialidades a nível mundial. “Portugal pode entrar, sem medo, neste campeonato”, garante a especialista.
  • Um Espumante Bruto é sempre seco?
    Na verdade nem sempre. Mas antes, tomemos o exemplo de um Espumante Natural elaborado através do Método Clássico, outrora chamado de Método Champanhês, método predominante em Portugal na elaboração deste tipo de vinhos especiais e que teve origem na região de Champagne, em França.
  • A Ciência e os Sabores da Cidade
    O que têm os caracóis a ver com ciência? O Pavilhão do Conhecimento tem editado uma série de roteiros científicos “para partir à descoberta da ciência e tecnologia em Lisboa”. Um deles é dedicado aos Sabores da Cidade.
  • O curioso mundo do Azeite
    O “ouro líquido” às nossas mesas tem histórias e um saber fazer repletos de curiosidades desde a azeitona ao processo de extração do azeite. Eis alguns factos.
  • Carne sem pecados
    Rica em sabor e prestando-se a inúmeros usos culinários, a carne, desde que seja garantida a qualidade da origem e consumida com moderação, ocupa um lugar importante numa dieta alimentar.
  • Vinhos do Tejo - A Quinta da Lagoalva de Cima
    Uma quinta na margem sul do Tejo repleta de história e com uma longa tradição agrícola e como produtora de vinhos, neste caso desde o século XIX. Os vinhos, brancos e tintos, provêm de castas nacionais e mundiais com grande aptidão. Neste contexto nascem três vinhos aqui esmiuçados.
  • Aventura pelo Vinho Branco
    Agora que o Inverno já se foi e a Primavera está no seu auge, começamos a pensar em andar mais à fresca e a beber néctares também eles mais frescos, não!? Os nossos vinhos brancos surpreendem-me cada vez mais, por isso escolhi três castas portuguesas: Encruzado, Arinto e Aragonês.
  • Como fazer buttermilk
    Este ingrediente tão usado em bolos, panquecas e outras preparações culinárias, consiste no tradicional leitelho, ou seja, o soro que resulta da manteiga ou leite azedado.
  • Food Styling - “Trincar com os olhos”
    Fotografar alimentos é uma prova de perícia, controlo e técnica. No trabalho de equipa que é compor o melhor “quadro” na apresentação das confeções culinárias para livros e revistas, entra em cena o food stylist. Uma atividade que exige, entre outros predicados, sentido estético e conhecimento sobre
  • Chutneys
    Este condimento agridoce e picante combina de forma harmoniosa frutas, com legumes e especiarias. O resultado é um acompanhamento que casa bem com carnes e peixes.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.