Tartes, empadas, lasanhas, mas também risottos e cogumelos recheados são pratos que nos ligam aos sabores outonais. Trazemos-lhe seis receitas. A mesa familiar agradece.
Estar em casa é, também, oportunidade para redescobrirmos prazeres domésticos em momentos especiais como o Natal. Mais, quando temos a oportunidade de, a partir dos nossos lares, alcançarmos todo um mundo de cafés, respetivas máquinas, acessórios e muitas e deliciosas receitas.
Neste mês que celebramos o Natal, família, amigos e colegas merecem-nos particular atenção. O mundo do café em edições especiais, máquinas e acessórios com design de autor, dá-nos o mote perfeito para prendas plenas de significado.
Dentro da chávena de café encontramos não apenas a sua origem, mas também o carácter da bebida que nos conquista, do creme aveludado à torra perfeita. Qualidades que se reconhecem através do paladar, olfato, mas também visão e audição. Melhor, quando o caminho para a felicidade viaja à boleia de um
Sem atribulações, tão simples como um “passeio” pela internet, temos a possibilidade de nos oferecer e aos que nos estão próximos, prendas que elevam para um novo patamar qualitativo o prazer de saborear o café. Mote para fazer deste Natal momento de muitos sorrisos.
Clara de ovo e açúcar (branco ou em pó) são os ingredientes necessários para fazer merengue, base para inúmeras receitas. Joana Andrade Nunes, do blogue "Camomila Limão", explica-nos como preparar os merengues francês, italiano e suíço, todos com diferentes aplicações.
Por mais voltas que demos ao “fiel amigo”, em boa verdade acabamos por lhe querer ver a feição em pratos tipicamente portugueses. Quem nos tira um bacalhau à Brás, assado com batata a murro, ou com broa, não nos está, naturalmente, a tirar tudo. Mas que nos vai fazer falta à mesa, isso é certo.
Um peito de peru recheado com frutos secos e coberto de bacon, uma outra receita com a carne acompanhada de batata-doce e um lombo com ameixas, fazem o trio de propostas que aqui apresentamos.
Os portugueses estão, culturalmente, ligados à gastronomia de forma ancestral e têm o paladar cada vez mais apurado e sofisticado. Para muitos, os prazeres da mesa são a melhor lembrança que podem receber nesta quadra e nós temos muitas sugestões para lhe dar.
É comum chamar-lhe cozinha de conforto pela forma como combina sabores aconchegantes, odores e, imprescindível, o calor que o forno empresta às receitas. Temos 5 sugestões.
Atreva-se na cozinha, ligue o forno, prepare os ingredientes (escolha-os de qualidade) e divirta-se a produzir bolachas caseiras. O chefe Rui Ribeiro deixa-nos dicas para resultados perfeitos e faz-nos algumas bolachinhas.
Trinta minutos do seu tempo e simples ingredientes podem elevar um prato para um novo patamar. Aqui, a magia faz-se com um creme que combina sabores do outono com o travo tropical do leite de coco.
A italiana pode ser a mais global mas a francesa, a portuguesa, a espanhola e a russa também são muito apreciadas. Apetece-lhe variar os menus que tem andado a servir nas últimas semanas? Então tem aqui muitas ideias para experimentar!
As temperaturas baixam uns quantos graus centígrados e apetece-nos desde logo comida reconfortante. Regressamos à cozinha de tacho, quente e repleta de sabor.
Mais tempo em casa é também uma maior disponibilidade para a cozinha. Em vez de ingerir produtos confecionados industrialmente, prepare no conforto do lar especialidades de provar e salivar por mais, como é o caso das que lhe propomos de seguida.
Muito popular na Europa, este ingrediente, rico em vitaminas e minerais, pode ser saboreado de inúmeras maneiras. As preferidas são as assadas na brasa e as cozidas com canela e erva-doce. Damos-lhe, para além dessas, outras sugestões (muito) originais.
São muito poucos os que lhes resistem. Apreciadas em todo o mundo, seduzem ainda pela sua versatilidade e pelo número de cortes e de formatos que permitem. Veja, de seguida, algumas das formas mais originais de as saborear.
Para além de serem, por norma, muito fáceis de preparar, têm ainda a vantagem de, como são geralmente servidas num tabuleiro ou numa travessa de ir ao forno, poderem ir diretamente à mesa. Também tendem a render mais do que outras confeções.
Na sua criatividade, é fascinante um prato de massa. Mais, quando o fabrico retoma métodos tradicionais, como a utilização do Molde de Bronze que lhe confere a textura perfeita para reter molhos e todo o sabor dos alimentos.
Quem não anseia por belos croissants – quentes de preferência - ao lanche? A pergunta é de retórica, pois adoramo-los com manteiga ou doce de fruta. Com o chefe de cozinha Rui Ribeiro aprendemos, passa a passo, a confecionar soberbos croissants integrais de farinha de espelta.
A nutricionista Cláudia Viegas e o chefe de cozinha Gilberto Costa recriam o clássico bolo de banana, um conforto ao lanche. E, dão-lhe um extra, reduzindo nas calorias. Descubra como.