Uma sopa de outono, reconfortante e de aconchego, com um toque de exotismo tropical. Um casamento que, aparentemente, nos transporta para os territórios da fantasia. Nem por isso. Um dos segredos dos chefs é alcançar estes compromissos entre diferentes ingredientes, alguns até antagonizando. Doce, salgado, amargo, podem conviver em harmonia dentro de uma mesma confeção, potenciando sabores.

É o que acontece neste delicioso creme de cunho outonal. Vai conseguir prepará-lo em 30 minutos a partir do momento em que reúne todos os ingredientes que vão ao tacho. E surpreenda-se, o trabalho é pouco, face ao benefício gustativo e vistão que irá fazer à mesa.

Primeiro momento: Preparar os ingredientes

Vamos por partes na preparação deste Creme de leite de coco com especiarias. É nestas, precisamente, que pegamos. Nesta altura já tem o tacho assente sobre a boca do fogão. Não lhe deu, contudo, fogo.

Vai usar três colheres de sobremesa. Uma com cardamomo em pó, outra com cominhos em pó e, a última do trio, a de pimentão doce. Isto para os secos. Nos líquidos, quatro colheres de sopa de azeite. Não carece de um azeite extra virgem de qualidade. Guarde-o para confeções a cru.

Cardamomo
Cardamomo em semente.

Entretanto, vamos para a tábua de cozinha. Comprou 600 gramas de cenouras, um talo generoso de aipo (não desmereça os raminhos) e uma curgete de tamanho generoso (uns 200 gramas). Pode substituir a curgete por chuchu, se for da sua preferência.

Descasca a cenoura e corta-a em cubinhos. Vai fazer o mesmo com a curgete (ou chuchu). Quanto ao aipo, corte o talo em rodelinhas e migue a rama. Vai lavar todos os vegetais em água corrente e reservar numa tigela.

lentilhas vermelhas
Lentilhas vermelhas.

Ainda nos preparativos, numa tigela vai verter perto de 150 gramas de lentilhas vermelhas. Sim, esta leguminosa é imerecidamente esquecida nas nossas cozinhas. Pois saiba que a lentilha é uma das mais ricas fontes de proteína no reino vegetal.

Vai, agora, preparar o elemento líquido. Vamos por um atalho. Aqueça 600 ml de água até ferver. Posto isto, verta esta água para um recipiente e, neste, deposite um cubo de caldo de galinha. Mexa, deixando o caldo dissolver-se na água.

À parte, tem já abertas duas latas de leite de coco, perfazendo perto de 800 ml.

Finalmente, numa tigela guardou um punhado de sementes de abóbora assadas (pode acompanhar a receita caseira clicando na imagem abaixo) e um pouco de salsa fresca, ou cebolinho se for da sua preferência.

Para finalizar, no frio, conserva uma embalagem de 250 ml de natas azedas.

Ainda deita fora as sementes de abóbora? A receita caseira que lhe revela o que anda a perder

Segundo momento: Levar ao fogo

Sobre o calor do fogão ou placa de indução, já tem o seu tacho. Escolha-o de largura média e com boa profundidade, pois vai produzir uma quantidade generosa, para seis comensais, deste Creme de leite de coco com especiarias.

Verta o azeite no tacho e, de imediato, as três especiarias. Deixe-as “abrir”, envolvendo-se com o óleo alimentar e expressar as suas qualidades odoríferas. Mexa com a colher de pau e acrescente um pouco, não mais de dois centímetros, de caldo de galinha. Deixe, assim, por um minuto.

Posto este tempo, vai adicionar todos os vegetais e leguminosa. A cenoura, o aipo, a curgete (ou o chuchu) e as lentilhas vermelhas. Junte o restante caldo de galinha e deixe fervilhar um pouco, tapado, por cerca de cinco minutos. Tempere de sal e pimenta preta moída na hora. Tome-lhe o gosto para perceber se está de feição no que respeita ao tempero, não esquecendo que o caldo de galinha já acrescenta o elemento salgado.

aipo
Aipo.

Volveram, até agora, perto de dez minutos de fogo. É hora de fazer magia com o Leite de coco.  Verta, no creme que está ao lume, o conteúdo das duas latas. Mexa com a colher de pau e deixe cozer.

Dez minutos volvidos, espete com um garfo um pedaço de cenoura. Se não oferecer resistência à pressão, tem a sua sopa pronta.

Falta reduzi-la a puré e introduzir-lhe os toques finais. No robô de cozinha ou usando a varinha mágica, reduza o preparo a creme. Deverá ficar aveludado, oferecendo alguma resistência à colher de pau.

É hora de servir este seu Creme de coco com especiarias. Vai verter uma quantidade generosa de creme em cada uma das tigelas de serviço. Junta-lhe uma colher de sopa de sementes de abóbora assadas, uma colher de natas azedas (se for a gosto) e fecha com um pouco de salsa fresca picada.

Bom apetite.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.