Numa época em que evitar o desperdício alimentar e adotar práticas de sustentabilidade à mesa se tornou palavra de ordem, há que olhar para os imerecidos ingredientes tidos como parentes pobres da despensa e frigorífico. Um deles, viciante, estaladiço e muito agradável petisco para degustar a solo ou como interveniente em inúmeros pratos.

Como preparar sem complicações uma incrível sopa de abóbora assada
Como preparar sem complicações uma incrível sopa de abóbora assada
Ver artigo

As sementes da abóbora. Sim, um dos alimentos da estação, adorado em sopas e assados, propicia-nos no seu âmago tenro centenas de deliciosas sementes que, em poucos minutos, podemos converter num aperitivo saudável.

E não se acanhe se o problema for a limpeza das sementes. O método que aqui sugerimos é simples e eficaz.

Passo 1. A compra

Adquira uma abóbora da espécie moranga (sim, aquela que de pronto associamos ao Dia das Bruxas. A que lhe apresentamos na imagem abaixo). Escolha, por exemplo, uma com dois a três quilos. Não se espante com o preço. Um quilo custar-lhe-á escassos cêntimos. Consideravelmente menos face à abóbora descascada e cortada, vendida em embalagem.

ainda deita fora as sementes de abóbora

Passo 2. O forno

Vai começar por ligar o forno de cozinha nos 200 ºC (300 ºF). Coloque a grelha, onde irá descansar o tabuleiro, a meio do compartimento.

Passo 3. Extrair as sementes

Para extrair as sementes da polpa macia há que encurtar caminho. Não vai fatiar a abóbora. Vai dispo-la sobre a bancada de cozinha e, com uma faca de lâmina robusta, abrir uma tampa na abóbora (imagem abaixo). Com uma colher, preferencialmente com uma colher de extrair bolas de gelado, retire as sementes do interior do fruto. Estas virão com a “tripa” da abóbora, a polpa fibrosa do âmago da abóbora. Não é um obstáculo.

abóbora

Passo 4. A limpeza

Leve as sementes a uma escumadeira, tirando ai, manualmente, os pedaços maiores de polpa. Deixe a escumadeira sob água corrente fria e remova qualquer de polpa adicional. Finalmente, agite o coador para remover o máximo de água possível.

Passo 5. A secagem das sementes

Transfira as sementes para papel de cozinha absorvente. Enxague pressionando o papel sobre as sementes e deixe-as secar uns minutos, no interior de uma nova camada de papel seco.

Passo 6. Tempero

Transfira as sementes de abóbora para um tabuleiro que possa ir ao forno. Este já deverá estar quente nesta altura. Espalhe as sementes, não as sobrepondo e regue-as com uma camada fina de azeite e uma pitada de sal grosso. Remexa as sementes com os dedos. Não se acanhe nesta operação, vai querer as sementes uniformemente temperadas.

Passo 7. Assar as sementes

Asse as sementes por 20 a 25 minutos, até as ver douradas. Prolongue o tempo de assadura se considerar útil. Posto isto, tem-nas prontas. Basta deixá-las arrefecer e deleitar-se.

abóbora

Duas sugestões, as sementes de abóbora doces e as salgadas

Versão doce: Quando as sementes arrefecerem salpique-as com um pouco de açúcar mascavado e uma pitada de canela. Não desligue o forno. Leve as sementes de novo ao calor e deixe-as ai por dez minutos. No final, ficam um `docinho`.

Versão salgada: No momento em que tempera as sementes, junte-lhes para além do azeite e do sal, um pouco de orégão ou pimenta em pó, paprica ou cominhos. Dê azo à imaginação. Controle o assado e proceda como indicado, deixe as suas sementes com um tom dourado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.