Mousse de chocolate e abacate

Derreter 120 g de chocolate (70% cacau) com um quarto de chávena de leite de coco (retirado da parte mais espessa no cimo da lata) em banho-maria ou no microondas.

Mexer até a mistura ficar homogénea e deixar arrefecer ligeiramente. Retirar a polpa de um abacate, juntá-la a meia colher de chá de essência de baunilha, duas colheres e sopa de mel, uma colher de chá de café instantâneo, uma pitada de sal.

Levar ao processador de alimentos e misturar até ficar homogéneo. Adicionar o chocolate derretido e misturar novamente até ficar bem combinado. Servir fresco.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Mousse de chocolate e abacate

Mousse de chocolate intensa

Derreter 250 g de chocolate para culinária 120 g de manteiga sem sal no microondas. Bater as seis gemas e misturar ao chocolate derretido. Bater seis claras em castelo e adicionar 100 g de açúcar, até que fique um merengue.

Misturar no preparado anterior até que a mousse fique homogénea, juntar uma colher de sobremesa de vinho do Porto e bater novamente.

Distribuir em taças, levar ao frigorífico durante três horas (se conseguir esperar). Colocar raspas de chocolate, a gosto, na altura de servir.

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate e coco

De véspera, abra uma lata de leite de coco gordo e despeje o líquido para uma taça. Coloque-a no frigorífico e deixe-a refrescar durante a noite para tornar a sua mousse mais espessa.

No dia seguinte, acrescente-lhe cinco colheres de sopa de cacau em pó e duas colheres de sopa de açúcar e bata com uma batedeira na velocidade máxima até ficar fofinha – atenção que pode demorar uns minutos. Finalmente, sirva em copos individuais com uns flocos de coco por cima.

(Fonte: Livro “50 receitas com apenas 5 ingredientes – Ou menos, Claro!”)

Mousse de chocolate e coco

Mousse de chocolate branco com creme de café

Para a mousse derreta 200 g de chocolate branco em banho-maria, reserve. Bata quatro gemas com 100 g de açúcar em pó até formar um creme esbranquiçado, junte 100 g de queijo mascarpone e o chocolate derretido.

Por fim incorpore 2,5 dl de natas batidas. Divida a mousse em taças e leve-as ao frigorífico.

Para o creme de café: Misture numa caçarola quatro gemas, 100 g de açúcar, uma chávena de café bem forte, 3 dl de leite, 1 dl de natas e um cálice de licor de café.

Leve ao lume brando até começar a ficar espesso. Deixe arrefecer e coloque por cima da mousse de chocolate. Leve novamente ou frio até solidificar. Decore com frutos do bosque.

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)

Mousse de chocolate branco com creme de café

Mousse de chia e chocolate

Numa taça, colocar a hidratar, uma chávena e meia de leite vegetal e quatro colheres de sopa de sementes de chia. Hidrate durante uns 20 minutos, mexendo de vez em quando esta mistura.

Colocar esta mistura num liquidificador juntamente com uma pitada de sal (muito pouco), três colheres de sopa de cacau em pó e quatro colheres de sopa de adoçante (ex. agave ou maple syrup). Triturar bem, até ficar cremoso e homogéneo. Ajustar a doçura a gosto se necessário e voltar a bater.

Colocar em tacinhas ou copos e levar ao frio para ganhar consistência, uma a duas horas.

Na altura de servir, colocar raspas de chocolate negro a enfeitar.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Mousse de chia e chocolate

Mousse de chocolate e iogurte grego

Pique 250 g de chocolate negro para culinária (50% cacau) em pedaços pequenos ou triture grosseiramente. Reserve.

Leve ao lume, em banho-maria, uma chávena de leite, três colheres de sopa de açúcar de coco (ou outro adoçante a gosto) e uma pitada de sal. Mexa de vez em quando até aquecer, mas sem que ferva.

Adicione uma colher de sopa de custard powder de chocolate (farinha que encontra, por exemplo, nos supermercados junto aos chocolates para culinária), mexa bem e só depois junte o chocolate em pedaços. Deixe-o a amolecer por um minuto, sem mexer.

Misture delicadamente, com a ajuda de uma espátula, até que o chocolate derreta e se desfaça completamente no leite. Retire do lume e continue a mexer.

Entretanto, bata duas chávenas de iogurte grego, espesso, com um garfo para que fique fofo e cremoso e, aos poucos, despeje-o no creme de chocolate, mexendo até este ficar bem envolvido.

Divida a mistura por tacinhas de sobremesa ou ramequins e alise a superfície.

Leve ao frigorífico, por pelo menos duas a três horas.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Mousse de chocolate e iogurte grego

Mousse rápida de chocolate e avelã

Numa taça, misture 300 g de Nutella com seis gemas.

Bata seis claras em castelo e envolva-as na mistura anterior.

Divida por tacinhas e leve ao frigorífico pelo menos uma hora antes de servir.

Se gostar, toste avelãs numa frigideira antiaderente, retire-lhes a pele, esfregando-as num pano de cozinha limpo quando ainda estão quentes, parta-as aos pedacinhos e polvilhe por cima da mousse antes de servir.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Mousse rápida de chocolate e avelâ

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.