Crepes com a firmeza certa e de sabor irresistível não estão à distância de uma galáxia quando chega a hora de levarmos a massa à frigideira. Basta seguir algumas regras elementares de preparação.
Com a chegada do outono, desperta a vontade de comida de aconchego. Com a taça de sopa obtemos bons nutrientes, conforto e aquecemos corpo e alma. Descubra três novas receitas de sopa bem saborosas e com o poder de saciar.
É mágico o momento em que desligado o forno e aberta a porta, a recebe o odor quente guloso dos biscoitos acabados de assar. E como é fácil produzi-los, unindo meia dúzia de ingredientes.
São singelas nos ingredientes estas “meninas”, com os seus ovos, farinha, açúcar e fermento. Mas pedem-nos paciência. Aquela que traz Nuno Gil, o doceiro que nos prepara estas Trouxas de Azeitão, preferindo assim chamá-las face ao uso mais comum, o de Tortas de Azeitão. Fá-las com carinho e mão conh
Esta é a receita base de panquecas. A partir dela pode criar uma infinidade de variações, como por exemplo, salpicadas de açúcar, recheadas com doces, frutas ou queijo, com granolas e cereais, de chocolate.
Açúcar branco e água é quanto basta para obtermos as mais variadas texturas para enriquecer, rechear ou decorar inúmeras receitas. Joana Andrade Nunes, do blogue "Camomila Limão", pormenoriza como obter os pontos de açúcar perfeitos.
Setembro traz-nos dias quentes, soalheiros e, com estes, a vontade de partilhar mesas descontraídas e com propostas frescas. A salada preenche estes requisitos. Aqui, encontra cinco saladas, duas delas propostas pela mestre dos bolos Julie Defense, rendida à “Arte da Salada”.
A iniciativa partiu de duas portuguesas, Bárbara Oliveira e Ana Monteiro, que no verão de 2019, alarmadas pelos incêndios que destruíram parte da floresta amazónica, apelaram à eliminação deste ingrediente da alimentação durante quatro semanas.
No pódio dos snacks que conquistam gerações, as bolachas ocupam o primeiro lugar. Estas, caseiras, são divinais. Três receitas que é um pecado não provar.
Porque cozinhar também inclui uma boa dose de carinho, reserve alguns minutos do seu dia para mimar aqueles que mais gosta com panquecas, um prato singelo, reconfortante e que é base para muita criatividade.
Comer é memória e convívio à mesa. É, também, estabelecer ligação à origem do alimento, às mãos que o cuidaram. Os rótulos alimentares transmitem-nos essa origem e compromisso. Saber lê-los abre-nos a porta a ingredientes culinários amigos da nossa natureza. Um deles, o versátil e equilibrado milho
Nas cascas, nos caules, na água da cozedura de frutas e vegetais há nutrientes que tendemos a esquecer. O que lhe deixamos são estratégias que asseguram o máximo benefício na hora do consumo.
Surpreenda familiares e amigos com uma proposta decorativa e refrescante, muito fácil de preparar em casa. As recomendações de Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, blogger, arquiteta paisagista e autora de livros de jardinagem especializados.
Se pensa que os principais tipos de vinhos se ficavam por branco, tinto e rosé, está enganado. Na verdade, existem 8 tipos de vinho que podem ser protagonistas das melhores refeições.
Seis passos muito simples, poucos ingredientes e 20 minutos do seu tempo é quanto precisa para preparar uns peitos de frango suculentos. Uma técnica que torna interessante uma das carnes mais aborrecidas das nossas cozinhas.
Há dias em que só nos apetecem pratos mais leves, como os que aqui lhe propomos. Das entradas aos pratos principais, sem esquecer as bebidas e as sobremesas, tem aqui opções que vão tornar a sua vida mais doce, sã e naturalmente vitaminada.
O tempo quente pede cuidados redobrados no que respeita à conservação dos alimentos. Neste contexto, a sopa, dadas as suas características, requer especial atenção. Joana Andrade Nunes, do blogue “Camomila Limão”, indica-nos os três passos para uma correta conservação deste alimento, fundamental na
Se se encontra no grupo de pessoas que se perde de amores por uma taça de mousse de chocolate, saiba que, aqui, está entre amigos. Esta mousse de chia-colate não é só original no nome, é-o nos ingredientes.
No início, durante ou após a refeição, as propostas que se seguem são, além de saborosas, originais e nutritivas, perfeitas para combater os efeitos incomodativos das altas temperaturas. Ligue o ar condicionado ou a ventoinha e vá já para a cozinha.
É mais para o chocolate, para a baunilha ou para o morango? Na dúvida, o melhor é prepará-los todos de uma assentada e, depois, ir saboreando-os a seu bel prazer, sem remorsos. Até porque, para além de serem caseiros, também são mais saudáveis.
Este cheesecake de laranja tem um teor de gordura bastante mais baixo do que muitos congéneres clássicos. Em vez do rico e exuberante queijo creme, esta receita leva queijo cottage e queijo fresco.
Chamuças de bacalhau, ou o “fiel amigo “enroladinho em canelones, são duas entre o quinteto de sugestões que aqui lhe trazemos. Não falta uma proposta com assinatura de estrelas Michelin, as do chefe de cozinha José Avillez.
Estima-se que a cada segundo os Estados Unidos consumam mais de 300 pizzas. Aqui, não vamos tão longe e o que propomos são três variações sobre o tema pizza. Uma delas é fingida de nome, mas garantidamente de confiança à mesa.