Estas barrinhas são um verdadeiro empurrão de energia para o corpo. Práticas para levar para qualquer lado, são uma opção mais saudável quando comparadas às barras comercializadas. Muito fáceis de fazer, algumas estão isentas de glúten, outras de açúcares refinados.
Apesar de também haver quem não lhe suporte o cheiro e/ou não lhe tolere o sabor, este ingrediente alimentar, que seduz chefs pela diversidade e pela versatilidade, tem milhões de apreciadores em todo o mundo. Se é o caso, pode ir andando para a cozinha...
É tempo de termos “quentes e boas” castanhas, mas também lhes podemos dar outros destinos na hora de enriquecermos lanches. Aqui, três receitas gulosas com um dos frutos secos protagonista da mesa outonal.
Eis as feijoadas e todo o seu elenco de leguminosas, carnes, enchidos e arrozes. Sem esquecer aquelas que, sendo feijoadas, não se envergonham de dispensar carnes e pescado, antes optando apenas por elementos vegetais.
Apreciados em todo o mundo, podem ser doces ou salgados. Os primeiros surgiram há 9.000 anos mas só a partir do século XIII é que se começaram a popularizar na Europa. Descubra, de seguida, duas dezenas de sugestões, muito fáceis de preparar.
Do petisco de batata-doce, a servir como entrada, ao soberbo prato de risotto com cogumelos, sem esquecer as tão boas castanhas assadas, apresentamos-lhe uma ementa completa. Sugestões que prepara sem grandes trabalhos e com a vantagem de encontrar, nas superfícies comerciais, preços promocionais em
Há quem se perca pelas fofas panquecas e há quem prefira a delicadeza de um bom crepe, pronto para ser recheado. Gostos não se discutem, mas que estes crepes são divinais, sem dúvida.
O chá não é só prazer gustativo, também se faz de gestos e rituais, como a milenar cerimónia de preparação desta bebida que o Oriente deu ao mundo. Neste contexto, como devemos mexer corretamente o chá? Resposta que nos é dada por Joana Andrade Nunes, do blogue “Camomila Limão”.
A evolução das técnicas de cozinha encontrou diferentes soluções para alimentos de sempre, como os ovos, as batatas ou as cebolas. Não obstante, há dicas para bem cuidar e cozinhar os alimentos que são intemporais. É tão simples obter dos ingredientes o melhor que nos podem dar à mesa.
São doces singelos, feitos de gestos pacientes e com uma grande carga de amor. Temos uma afeição especial pelos bolos e pudins da avó. E, como sabe bem revisitá-los. Há memórias que são um amparo.
Peça central da dieta mediterrânica, é uma das gorduras mais saudáveis que pode incluir na sua alimentação. Para tirar (ainda) maior partido do seu sabor e das suas vantagens nutricionais, pode adicionar-lhes ervas aromáticas e especiarias.
Um bom chocolate, ovos, açúcar e um pouco de manteiga, é quanto basta para obter a mousse de chocolate caseira, campeã de pesquisas na Internet. E tem-na sem complicações na cozinha.
Os mais gulosos não lhes resistem e até os que não têm a gula como pecado maior acabam por não dizer que não a uma colherada. Vivemos numa sociedade que ingere muitos produtos industrializados. Estas propostas acabam por ser mais saudáveis.
Crepes com a firmeza certa e de sabor irresistível não estão à distância de uma galáxia quando chega a hora de levarmos a massa à frigideira. Basta seguir algumas regras elementares de preparação.
Com a chegada do outono, desperta a vontade de comida de aconchego. Com a taça de sopa obtemos bons nutrientes, conforto e aquecemos corpo e alma. Descubra três novas receitas de sopa bem saborosas e com o poder de saciar.
É mágico o momento em que desligado o forno e aberta a porta, a recebe o odor quente guloso dos biscoitos acabados de assar. E como é fácil produzi-los, unindo meia dúzia de ingredientes.
São singelas nos ingredientes estas “meninas”, com os seus ovos, farinha, açúcar e fermento. Mas pedem-nos paciência. Aquela que traz Nuno Gil, o doceiro que nos prepara estas Trouxas de Azeitão, preferindo assim chamá-las face ao uso mais comum, o de Tortas de Azeitão. Fá-las com carinho e mão conh
Esta é a receita base de panquecas. A partir dela pode criar uma infinidade de variações, como por exemplo, salpicadas de açúcar, recheadas com doces, frutas ou queijo, com granolas e cereais, de chocolate.
Setembro traz-nos dias quentes, soalheiros e, com estes, a vontade de partilhar mesas descontraídas e com propostas frescas. A salada preenche estes requisitos. Aqui, encontra cinco saladas, duas delas propostas pela mestre dos bolos Julie Defense, rendida à “Arte da Salada”.
A iniciativa partiu de duas portuguesas, Bárbara Oliveira e Ana Monteiro, que no verão de 2019, alarmadas pelos incêndios que destruíram parte da floresta amazónica, apelaram à eliminação deste ingrediente da alimentação durante quatro semanas.
No pódio dos snacks que conquistam gerações, as bolachas ocupam o primeiro lugar. Estas, caseiras, são divinais. Três receitas que é um pecado não provar.
Porque cozinhar também inclui uma boa dose de carinho, reserve alguns minutos do seu dia para mimar aqueles que mais gosta com panquecas, um prato singelo, reconfortante e que é base para muita criatividade.