Barrinhas de maçã

Vai precisar de usar 120 g de tâmaras sem caroço (ainda será melhor se usar as tâmaras medjool). Se as suas tâmaras forem muito secas coloque-as de molho durante 15 minutos.

Coe a água de as demolhar e seque-as bem com papel absorvente.

Coloque na picadora 120 g de cajus ou de amêndoas e pique-os grosseiramente.

Coloque as tâmaras e volte a picar.

Adicione 40 g de maçã desidratada, uma pitada de sal fino, uma colher de chá de canela em pó e uma pitada de gengibre em pó.

Pique muito até formar uma pasta. Pare de vez em quando para raspar os bordos da picadora.

Coloque num tabuleiro forrado com película aderente e achate bem a pasta que preparou.

Coloque no frigorífico durante uma hora, até estar sólido e consistente.

Retire, corte em barrinhas ou quadrados.

Guarde numa caixa fechada no frigorífico ou no congelador.

(Fonte: Blogue "Nem Acredito Que é Saudável")

Barrinhas de maçã

Barrinhas suaves de chocolate e amendoim

Derreta uma chávena de chá de chocolate negro (70% de cacau) em banho-maria. Junte duas colheres de sopa de xilitol (ou açúcar) e incorpore bem no chocolate. Retire do lume e misture muito bem uma chávena de manteiga de amendoim, uma colher de chá de aroma de baunilha, meia colher de chá de sal fino, um quarto de chávena de chá de amendoim picado.

Coloque  num tabuleiro pequeno (unte, por exemplo, com óleo de coco para o fudge sair mais facilmente).

Leve ao frigorífico até solidificar, pelo menos duas horas.

Corte em pequenos quadrados. Pode polvilhar com cacau em pó.

Sirva imediatamente ou guarde no frigorífico e vá retirando à medida que precisa.

(Fonte: Blogue "Nem Acredito Que é Saudável")

Barrinhas suaves de chocolate e amendoim

Barras energéticas de figo e amêndoa

Pré aqueça o forno a 180 ºC.

Pique grosseiramente meia chávena de amêndoas num processador. Transfira para uma tigela e adicione sementes de abóbora a gosto, duas chávenas de flocos de aveia sem glúten e meia chávena de quinoa, uma colher de sopa de cacau cru em pó (opcional) e uma pitada de sal marinho. Misture bem e reserve.

Triture no processador meia chávena de figos secos e meia chávena de tâmaras descaroçadas, juntamente com um terço de chávena de geleia de arroz, uma banana madura e uma chávena de manteiga de amêndoa até obter um creme homogéneo.

Incorpore este creme aos ingredientes secos e mexa, envolvendo tudo muito bem.

Forre uma forma com papel vegetal e de seguida, deite a massa das barrinhas por cima. Com a ajuda de uma espátula (pode usar também as mãos) prense a massa até esta ficar distribuída uniformemente por toda a forma.

Leve ao forno, aproximadamente 20 minutos, até a crosta se apresentar ligeiramente dourada.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente à temperatura ambiente (pode levar ao frigorífico para facilitar o arrefecimento).

Por fim, corte com uma faca as barritas do tamanho desejado.

(Fonte: Blogue “A Cozinha Verde”)

Barras energéticas de figo e amêndoa
créditos: @Mário Cerdeira

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