com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Barras energéticas de figo e amêndoa

Estas barritas são um verdadeiro boost de energia para o corpo! Práticas para levar para qualquer lado, são uma opção saudável às barras industrializadas. Muito fáceis de fazer, são isentas de glúten e de açúcares refinados.

Ingredientes

Flocos de aveia sem glúten 2 chávenas
Flocos de quinoa 1/2 chávena
Sementes de abóbora usar a gosto
Figos secos 1/2 chávena
Tâmaras, descaroçadas 1/2 chávena
Geleia de arroz 1/3 chávena
Banana Madura 1
Manteiga de amêndoa 1 chávena
Cacau cru em pó (opcional) 1 colher de sopa
Sal Marinho uma pitada

Preparação

Antes de se lançar à receita, retenha os seguintes factos e conselhos que nos deixa Filipa Range, vegan, autora do blogue "A Cozinha Verde" e do livro com nome homónimo.

As oleaginosas são bastante conhecidas pelo seu elevado teor calórico. Contudo, são alimentos riquíssimos em nutrientes e com diversos benefícios para a saúde, pelo que podemos e devemos incluí-los diariamente na nossa alimentação (de forma moderada).

Na sua generalidade, são ricos em minerais como o selénio, manganês, magnésio, zinco, potássio, fósforo e cálcio. O seu consumo frequente e moderado está associado à redução do mau colesterol (LDL) e triglicerídeos e ao aumento do bom colesterol (HDL), prevenindo assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por serem ricos em hidratos de carbono, constituem uma excelente fonte de energia. Por conterem vitamina E e selénio, que apresentam função antioxidante, são essenciais para a formação e recuperação muscular.

Preparemos, então, esta receita:

Pré aqueça o forno a 180 ºC.

Pique grosseiramente as amêndoas num processador. Transfira para uma tigela e adicione as sementes de abóbora, os flocos de aveia e de quinoa, o cacau cru em pó (se usar) e o sal marinho. Misture bem e reserve.

Triture no processador os figos secos e as tâmaras, juntamente com a geleia de arroz, a banana e a manteiga de amêndoa até obter um creme homogéneo.

Incorpore este creme aos ingredientes secos e mexa, envolvendo tudo muito bem.

Forre uma forma com papel vegetal e de seguida, deite a massa das barrinhas por cima. Com a ajuda de uma espátula (pode usar também as mãos) prense a massa até esta ficar distribuída uniformemente por toda a forma.

Leve ao forno, aproximadamente 20 minutos, até a crosta se apresentar ligeiramente dourada.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente à temperatura ambiente (pode levar ao frigorífico para facilitar o arrefecimento). Por fim, corte com uma faca as barritas do tamanho desejado.

Dica: Guarde as barrinhas num recipiente fechado no frigorífico, até uma semana, ou congele-as individualmente (pode usar papel vegetal para o efeito).


Autoria da foto: Mário Cerdeira

Veja mais receitas e dicas em A Cozinha Verde

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.