Vamos, neste caso estimar panquecas com os seguintes ingredientes: 250 g de farinha, 300 ml de leite, dois ovos, 70 g de margarina morna derretida.
1. A frigideira, o primeiro “ingrediente”
Não são só os ingredientes e a sua qualidade que contam. Olhe para a frigideira e escolha-a antiaderente, de base reta, garantindo uma boa distribuição do calor na sua superfície.
2. Leite e manteiga, o primeiro passo
Uma dica para a massa: comece por amornar um pouco de leite e manteiga (ou margarina), misturando-os bem. Só depois de arrefecerem, junte os ovos e a farinha. Não bata muito, apenas o necessário para misturar todos os ingredientes.
Atenção: a massa deve ficar com a consistência de um iogurte.
Abaixo vai encontrar a receita de panquecas que já conquistou dezenas de milhares de pessoas.
3. A paciência recompensa
Se estiver com tempo e quiser as panquecas perfeitas, siga esta dica: Deixe a massa a descansar algumas horas no frio do frigorífico. Vai ver como, mais tarde, agradece e obtém panquecas mais macias.
4. Pouca manteiga
Unte a frigideira com um pouco (uma colher de sobremesa, ou menos) de manteiga ou margarina.
5. Frigideira em lume médio
Já ao lume, a frigideira não pode estar a escaldar. Não se esqueça que irá verter colheradas da massa na frigideira (duas de cada vez). Se esta estiver muito quente a massa não terá tempo para se espalhar, endurecendo rapidamente. O que se pretende é aquele disco de panqueca com o tamanho certo, perto de 12 cm de diâmetro.
6. Está na hora de virar
Com uma espátula, sinta se os bordos da panqueca se desprendem da frigideira. Olhe para o centro da massa. Se produzir pequenas borbulhas, está na hora de dar a volta.
7. Não empilhe panquecas quentes
Já agora, não cometa o erro de principiante, empilhar as panquecas ainda quentes. O calor vai continuar a cozê-las. O resultado? Ficam muito moles e desinteressantes.
Divirta-se.
Comentários