- Um pouco de açúcar ao cozinhar os tomates fá-los perder acidez.

- O alho, a cebola e os pimentos, para uma melhor digestão, devem ser cozidos cinco minutos em água e sal, em ebulição, antes do segundo cozinhado.

- As alcachofras, os aipos, os cogumelos, os rábanos, os nabos devem esfregar-se com meio limão ou lavar em água de limão ou vinagre. Isso impedirá que ao contacto com o ar fiquem escuros.

- Se as batatas possuem grelo devem ser colocadas de parte, pois serão pouco nutritivas e terão pouco gosto. As batatas pequenas cozidas descascam-se mais facilmente que as grandes. Estas últimas prestam-se a ser cortadas à faca, em quartos.

10 dicas de cozinha com tanto de simples como de infalível
10 dicas de cozinha com tanto de simples como de infalível

- Para pelar os pimentos, passe-os primeiro sobre a chama, ou mergulhe-os em água a ferver.

- Para evitar as lágrimas enquanto descasca cebolas, basta mantê-las submersas numa bacia com água.

- A beterraba assada no forno deve ser descascada, cortada às fatias e temperada uma hora antes de levar à mesa, com uma colher e meia de açúcar e bastante sal. Depois completa-se com azeite, vinagre e salsa triturada.

- Para cozer os espargos é necessário amarrá-los em feixes, divididos de modo a poderem mergulhar na água a ferver, primeiro os grossos, depois os mais finos. Com este sistema acabarão por ficar cozidos todos ao mesmo tempo.

10 dicas de cozinha com tanto de simples como de infalível
10 dicas de cozinha com tanto de simples como de infalível

- Para conservar os ovos em boas condições por mais tempo siga estas regras elementares: Um ovo cozido conserva-se quatro dias sem ser descascado, dois dias se descascado. Uma gema de ovo crua conserva-se 24 horas, uma clara de ovo, entre seis a 12 horas (uma sobremesa de ovos crus, mesmo batidos, como, por exemplo, uma mousse não deve esperar mais de 24 horas).

- Para potenciar o sabor do pepino, só tem de proceder como indicamos: Servido em tirinhas, o pepino pode ser um excelente acompanhamento, por exemplo, para pratos de peixe ao vapor ou estufado. Desta forma, depois de descascar o pepino, corte-lhe algumas tiras com meio centímetro de espessura. Disponha-as numa travessa e tempere-as de sal. Leve a travessa algumas horas ao frigorífico. Posto isto, retire-as do frio, passe-as por água. O sal vai conferir-lhes uma textura estaladiça e potenciar o sabor.

pepino
pepino