O bom apreciador de carne sabe como é ingrata a tarefa de tornar suculento um peito de frango. Convenhamos, não é das peças mais interessantes do dito galináceo e carece de uma boa dose de engenho e condimento torná-la apetecível e simpática para as papilas gustativas.

Consciente deste facto, sendo mulher experiente no que toca às lides gastronómicas, Faith Durand, norte-americana, editora de publicações na área da cozinha e autora de diversos títulos literários (ex. “The Kitchn Cookbook”), dá-nos a fórmula, em poucos passos, para fazermos do seco peito de frango uma festa de sumarento naco.

Um método que não passa por assar, cozer, grelhar, antes por permitir à carne uma cocção nos seus próprios sucos. A técnica exige confiança em toda a química dentro da panela, que estará tapada. O resultado é uma peça de carne que, depois de fatiada, pode ser aplicada em saladas, pratos de arroz, tacos, sanduíches, onde a sua inventiva o quiser levar.

Uma das vantagens é que não precisará de produzir uma marinada com longas horas de espera. Uma salmoura rápida, não mais de 15 minutos, será o suficiente.

Vamos, então, por partes, basta seguir estes passos:

Passo 1.

Sobre uma tábua de cozinha, disponha os peitos de frango. Vai, agora, achatá-los, o que pode fazer, por exemplo, utilizando a base de um frasco de vidro largo. Procure, dentro dos possíveis que, os bifes que obtém, tenham uma espessura uniforme.

Passo 2:

Vai, agora, temperar os peitos de frango. Faça-o com simplicidade, apenas uma pitada de sal e de pimenta preta moída na hora. Com moderação. Há que evitar excesso de sal. Pode acrescentar, neste passo, ervas aromáticas do seu agrado, mas sem exagero.

Passo 3:

Deixe a salmoura atuar 15 minutos. Entretanto, aqueça uma frigideira de bordos altos em lume médio. Quando estiver bem quente, vai verter um fio de azeite que cubra o fundo.

Passo 4:

Os peitos de frango vão conhecer o azeite. Cozinhe-os por um minuto, sem os virar. Deixe-os dourar de um lado (não queimar, claro). Repita a operação com o lado oposto do peito. Posto isto, baixe o lume para brando.

Passo 5:

Vai cobrir a frigideira com uma tampa e permitir uma cozedura por dez minutos. Não levante a tampa. Deixe o calor e o vapor operarem.

Passo 6:

Finde o cozinhado, mas não levante ainda a tampa. Os peitos ficarão mais dez minutos a descansar. Concluído este tempo, pode tirar os seus suculentos peitos de frango. Deixe-os descansar três a quatro minutos antes de fatiar.

Agora que tem a fórmula, pode aplicá-la na receita que propomos abaixo. Basta clicar na imagem.

Wraps de frango, abacate, manga e pêssego

Antes que acabe o verão, agarre estas receitas frescas e amigas da boa forma

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.