Na ânsia de não os querermos ver faltar à mesa, acabamos por comprar uma dose substancial de camarões. E depois, o que fazer com o marisco que ficou da noite de ano novo? Damos um caminho. Uns deliciosos camarões crocantes, para mergulhar numa apaladada maionese.
Condição primeira para estes espumantes, a de todos eles se apresentarem boas escolhas, a um preço amigo da carteira. Outro bónus, algumas destas propostas nacionais também acompanham a mesa, para além de serem vinhos de convívio.
Camarões, sapateiras, amêijoas, percebes, lagostas, não escondem segredos a Alberto Mota. O mestre marisqueiro que há mais de 30 anos labora na cervejaria Ribadouro, em Lisboa, partilha connosco as regras de bem escolher e cozinhar o marisco.
Este final de 2019 conhece um bom lote de lançamentos no que respeita ao mundo vinícola. Dos espumantes em confirmação, às novidades, dos tintos durienses de vinhas velhas, a alentejanos irrequietos, deixamos algumas sugestões para fazer da mesa de fim de ano um grande momento.
Continua a olhar para a abóbora e a ver-lhe apenas utilidade decorativa na Noite das Bruxas? Saiba que pode com esta parente do melão preparar uma sopa divinal que inclui forno e uma mão-cheia de ingredientes reconfortantes. Outra vantagem: Não tem complicação. Ora veja.
Este é um pudim de leite condensado muito guloso. Traz também uma particularidade, vai conseguir fazê-lo em 20 minutos. A receita é de família e cheia de memórias.
Para surpreender na passagem de ano com um trio de cocktails cheios de classe, três dos mais badalados bares lisboetas, deixam-nos estas sugestões. Bebidas com as assinaturas do Avenew, Zazah e Red Frog.
Recuperando memórias familiares, o chefe de cozinha Rui Ribeiro apresenta-nos este bolo de bolachas, bem molhadas em café e manteiga, muita, e batida com açúcar e gema de ovo.
Milhares de cozinheiros domésticos já se renderam a esta receita de bacalhau com broa. Com meia dúzia de ingredientes bem portugueses, prepara um clássico das nossas cozinhas.
Esta é cozinha de tradição, associada a um tempo de escassez e a uma mesa com recurso aos produtos locais. Receituário que é a reabilitado pela Tertúlia Algarvia, promotora dos comeres a Sul. No caso vertente uma sessão de cozinha em torno das Papas de Milho Doces. E não é que são uma maravilha.
Sim, não vamos negá-lo. Este bolo não é o candidato ao pódio das maravilhas do Instagram. Mas, se lhe dissermos que é um campeão de visualizações na Internet, talvez o comece a olhar de um outro ângulo. Se o sabor se visse, cairíamos logo de amores.
Chegado o Natal, a par com o bacalhau e o polvo, faz-se a mesa também com o peru. Damos-lhe o tradicional, com o recheio apetitoso. Acrescentamos-lhe, contudo, outras soluções para um peru deveras delicioso.
Marisco, vinhos, queijos, bacalhau, azeite, Bolo Rei. Não há como os separar de uma mesa festiva. Para com eles celebrarmos, o Dia de Reis, momento que fecha o período iniciado com o Natal, depois o Ano Novo, aceite estas nossas sugestões. Faça as suas compras online, e ganhe na comodidade.
Já decidiu com que vinho acompanhar a ceia de Natal? E o almoço de dia 25? Aproveite estas sugestões de vinhos para tornar o seu Natal ainda mais delicioso.
Não lhe olhe para a cor, esta não define a qualidade. Da mesma forma que o velho mito da acidez, é isso mesmo, um mito, fruto de informação não fundamentada. A acidez não é percetível. Na escolha do bom azeite preponderam outros fatores como o sabor.
Tem no molho um dos segredos. Sabemos que não lhe falta a cerveja e o tomate. Um cálice de Porto também joga a favor e uma base de dois caldos, um de marisco, outro de carne. Arregaçámos mangas e fomos aprender os segredos da Francesinha com o chefe de cozinha Miguel Mesquita.
É com Lígia Santos, a primeira vencedora do "Masterchef Portugal" que aprendemos os segredos para deixar apuradinho este arroz de cogumelos e alheiras. O resultado final é um bago cremoso e um irresistível casamento entre os cogumelos e a alheira.
Uma coisa é beber vinho, outra é realmente degustá-lo. E não precisa de ser um profissional para conseguir alcançar esta proeza. Para saborear um copo de vinho na sua plenitude, siga estas dicas de uma enóloga.