Petiscar é uma das atividades preferidas dos portugueses. Apesar dos meses de maior calor serem muito propícios a este tipo de especialidades, habitualmente mais leves, todas as alturas são, na realidade, perfeitas para saborear receitas plenas de paladar, como as que lhe propomos de seguida. Alternativas diferentes que ficam bem numa mesa com umas moelas estufadas, uns peixinhos da horta, um pica-pau, uma salada de ovas ou até só com uma tábua de queijos e umas fatias de presunto.

1. Camarão salteado com alho e malagueta à moda de José Avillez

Para além de ser a entrada perfeita para uma refeição com amigos e/ou familiares, tem ainda a vantagem de ser um petisco de comer e salivar por mais. Redescubra este clássico, aqui revisitado pelo mediático chef português. Regue os camarões com umas gotas de sumo de limão no momento de servir. Se preferir, pode usar sumo de lima.

2. Empadas de frango com tomate e azeitonas

Se não resiste a esta confeção gastronómica, vai querer experimentar estas, que se devoram num ápice. Uma sugestão irresistível e muito fácil de preparar em casa, mais saudável do que as que encontra habitualmente à venda no mercado. Em vez das azeitonas descaroçadas, pode utilizar cogumelos e, no lugar de frango, peru ou pato.

Empadas de frango com tomate e azeitonas
Empadas de frango com tomate e azeitonas
Ver receita completa

3. Carpaccio de polvo

Uma alternativa sofisticada à tradicional salada que os portugueses tanto apreciam e que é outro dos petiscos muito procurados nos meses de maior calor. Para o preparar, necessita apenas de quatro ingredientes. Apesar de demorar algum tempo a confecionar, vale a pena esperar. Sirva-o com fatias de pão saloio e, se gostar, não poupe no azeite.

Carpaccio de polvo
Carpaccio de polvo
Ver receita completa

4. Espetadas de mozzarellas mini com melão e melancia e pesto de pinhões e sultanas

Um saboroso petisco, que também pode usar como entrada, inspirado numa receita já publicada num livro do conceituado chef e empresário José Avillez. Também o pode confecionar sem o molho. Uma opção deliciosa e nutritiva, pouco calórica, que se prepara num ápice. Em vez de melão, pode utilizar meloa, se for mais do seu agrado.

5. Croquetes de acelga e quinoa com iogurte de alho

Na falta dos tradicionais, surpreenda os seus familiares e/ou amigos com estes. Uma especialidade diferente e saborosa que constitui um snack saudável ou até uma refeição ligeira, se for servido com uma salada de vegetais ou com arroz. Mas isso fica para outra altura. Em vez do molho de iogurte e alho, pode servi-los com um pouco de mostarda.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.