Não são só as cenouras que fazem bem aos olhos. O chef francês Maxime Ogus, antigo consultor gastronómico da Transitions Optical, diplomado pela prestigiada École Hôtelière Jean Drouant de Paris, criou uma série de receitas exclusivas, usando ingredientes recomendados para ajudar a manter a visão saudável. Variadas e nutritivas, são ricas em vitaminas que desempenham um papel fundamental na proteção da retina.

A este nível, o trio mais importante é constituído pelas vitaminas A, E e C. No cristalino, existe uma forte concentração de vitamina C, que ajuda a prevenir o efeito névoa, causado pelas cataratas. As vitaminas A e E também protegem o olho contra as cataratas e a degenerescência macular relacionada com a idade. A vitamina E ajuda a prevenir a miopia. Pode encontrar vitamina A no queijo, nos ovos e também no leite.

A vitamina C está presente numa grande variedade de frutas e vegetais. Encontramo-la, por exemplo, nos brócolos, nas laranjas e nos quivis. A vitamina E, por seu lado, está presente em vários óleos vegetais, como o de soja, o de milho e o de azeitona, o famoso azeite. Alguns frutos secos, como as nozes, também concentram importantes quantidades desta substância, essencial na prevenção de doenças como a miopia.

1. Smoothie de morango e quivi

Prepara-se num ápice, está repleto de vitaminas e antioxidantes e não beneficia apenas a visão. Descubra a que é que este batido, uma bebida vivificante, energética e vitamínica, desenvolvido pelo chef francês Maxime Ogus, ex-consultor gastronómico da Transitions Optical, faz bem. Pode, se preferir, usar framboesas maduras no lugar dos morangos.

Smoothie de morango e quivi
Smoothie de morango e quivi
Ver receita completa

2. Dupla de abacate com pimentos vermelhos e vinagreta de óleo de amêndoa e lima

Delicioso e muito rico em vitaminas que fazem bem aos olhos, este duo de patés, com assinatura do chef francês Maxime Ogus, é perfeito para um convívio familiar ou para uma reunião de amigos. Substitua as raspas de lima por raspas de limão, se apreciar mais este citrino. Esta receita é rica em vitaminas A, C e E, que melhoram a visão.

3. Salmão selvagem panado com chutney de manga e molho e salsa e coentros

Esta receita, outra das propostas com assinatura do chef francês Maxime Ogus, antigo consultor gastronómico da Transitions Optical, diplomado pela prestigiada École Hôtelière Jean Drouant de Paris, previne a miopia. Para além disso, fornece ainda 10% a 12 % da dose diária recomendada de vitaminas A e C por cada 100 gramas de peixe.

4. Suflês leves de citrinos com cascas de laranja confitadas e folhas de alecrim

Uma receita rica em vitamina C e luteína, duas substâncias que fazem bem aos olhos, melhorando a visão. Uma proposta com assinatura do chef francês Maxime Ogus, antigo consultor gastronómico da Transitions Optical. Use preferencialmente recipientes refratários com cerca de oito centímetros de diâmetro quando preparar os suflês.

5. Queques fofos de azeite e avelãs

Ideais para saborear em qualquer altura, estes pequenos bolos, desenvolvidos pelo chef francês Maxime Ogus, ex-consultor gastronómico da Transitions Optical, fazem bem aos olhos. Se preferir, pode substituir as avelãs pela mesma quantidade de amêndoas ou de outro fruto seco da sua preferência ou até misturar vários na confeção desta receita.

Queques fofos de azeite e avelãs
Queques fofos de azeite e avelãs
Ver receita completa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.