Esquema de cores

Em destaque

Dupla de abacate com pimentos vermelhos e vinagreta de óleo de amêndoa e lima

Delicioso e muito rico em vitaminas que fazem bem aos olhos, este duo de patés, com assinatura do reputado chef francês Maxime Ogus, é perfeito para um convívio familiar ou para uma reunião de colegas ou amigos.

Ingredientes

Para o creme de abacate

Abacates 2
Chalota picada 1/2
Alho picado 1/2 dente
Coentros picados 1/4 ramo
Sumo de lima 1/2
Raspa de casca de lima 1/2 colher de café
Cominhos 1/2 colher de café
Azeite 1 colher de sopa

Para os pimentos vermelhos em conserva:

Pimentos vermelhos 2
Azeite 2 colheres de sopa
Vinagre de Xerez 1 colher de café
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada

Para a vinagreta de óleo de amêndoa e lima

Óleo de grainha de uva 1 colher de sopa
Óleo de amêndoa 2 colheres de sopa
Sumo de lima 1 colher de sopa

Preparação

1. Para os pimentos vermelhos em conserva, lave e seque os pimentos. Asse-os no forno durante 15 minutos. Em seguida, coloque-os num saco de plástico fechado durante duas horas para soltar a pele dos pimentos. Corte-os em cubinhos. Adicione o azeite e o vinagre de Xerez e deixe-os marinar. Tempere com sal e pimenta.

2. Prepare a vinagreta, misturando a pouco e pouco o sumo de lima com os dois óleos. Emulsione e conserve no frigorífico.

3. Para o creme de abacate, descasque os abacates, corte-os em pedaços e regue-os imediatamente com sumo de limão. Misture-os com os restantes ingredientes até obter um puré homogéneo e macio. Retifique os temperos.

4. Num prato redondo, faça pequenos montinhos de creme de abacate e de pimentos encarnados. Tempere com umas gotas de vinagreta de óleo de amêndoa e de lima. Sirva muito frio.

Dicas

Substitua as raspas de lima por raspas de limão. O abacate é um fruto muito rico em vitaminas. O seu teor em vitamina C é da ordem dos 11 mg por 100 gr, sendo superior ao da maioria dos frutos nacionais. A sua provitamina A atinge 0,185 mg por 100 gr, uma percentagem interessante e comparável à dos pêssegos ou das ameixas. Este fruto contém uma quantidade apreciável de vitamina E. 1,85 mg por 100 gr, um valor bastante superior ao dos frutos frescos comuns, que têm entre 0,1 gr a 0,6 mg. O pimento vermelho, por seu lado, é igualmente rico em vitamina C, com 171 mg por 100 gr. Finalmente, a presença do óleo de amêndoa, naturalmente rico em Vitamina E, na percentagem de 5 mg por colher de sopa. Trata-se, portanto, de uma entrada cujo trio de vitaminas A, C e E é elevado e muito interessante pela ação que pode desempenhar na saúde ocular. Esta receita é rica em vitaminas A, C e E, vitaminas reconhecidas pela ação que podem desempenhar na saúde ocular.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.