O chocolate é um alimento que permite dar um requinte extra a qualquer sobremesa ou receita, por isso, no Dia Mundial do Chocolate, celebre-o de forma consciente e saborosa. Aceite uma das três sugestões abaixo (ou todas, mas para semanas diferentes).
Elaborado a partir do cacau, um ingrediente alimentar muito apreciado pelos astecas, é rico em ferro, magnésio e vitamina A, B1, C, D e E. Há quem goste de o derreter na boca suavemente mas também não são raros os que o apreciam em sobremesas irresistíveis, como estas.
Este é um quarteto que nos dá prova de que café não casa apenas com a chávena. Também tem vida dentro do copo de cocktail, carregadinho de criatividade.
Numa época em que sustentabilidade alimentar, biológico e proximidade são palavras de ordem, porque não iniciar um projeto doméstico de cultivo em pequena escala? Não precisa de um jardim. Apenas de algum espaço na varanda ou divisão da casa e alguma paciência.
A dica infalível para um bom risotto é não o abandonar no lume. Depois, vá alimentando o arroz com conchas sucessivas de caldo. Seguindo estas regras elementares tem o caminho aberto para risottos perfeitos.
Esta bebida destilada à base de cereais passa, posteriormente, por um processo de infusão com zimbro e com outras especiarias que lhe confere um aroma particular. Existem também à venda no mercado nacional opções mais cítricas, mais herbais ou mais florais.
A primeira versão desta bebida foi criada em meados do século XVII nos Países Baixos. Só três séculos depois, surgiram os gins portugueses. A maioria veio para ficar, ainda que a pandemia esteja a afetar muitos dos rótulos que foram lançados nos últimos anos.
Há mais vida dentro de um cubo das cuvetes do que aquela que imaginamos. Chocolate, café, iogurte, purés de fruta, sob a forma de cubos refrescantes, vão acrescentar cor e sabor a cocktails, smoothies e batidos.
Os mais pequenos adoram-nos e muitos adultos também não resistem a estes queques fofos e saborosos. Patrícia Trindade, especialista em nutrição, explica o que pode fazer para que os seus fiquem ainda mais saudáveis. Se acha que é difícil, está muito enganado.
O salmão é um dos mais apreciados pelas novas gerações mas não faltam alternativas perfeitas para as suas refeições familiares. Se anda sem ideias, tem aqui uma série de sugestões saudáveis, muitas delas validadas por nutricionistas, dietistas e associações de especialistas.
Fazem-se sem demoras, são muito simples de produzir e garantem uma dose extra de frescura à mesa de verão. Estas mousses só trazem um defeito: se a gula pedir pressa, terá de ter paciência com o tempo de frigorífico.
Sabia que há alimentos frescos que não devem ser conservados no frigorífico? O frio nem sempre é amigo dos ingredientes que confecionamos. Pelo contrário, temperaturas baixas podem acelerar a deterioração da batata, cebola, alho e tomate.
Quiches, tartes, queijadas e até mesmo madalenas, ganham uma textura e sabor especiais com a introdução do queijo fresco. Aqui, deixamos-lhe seis sugestões para diferentes momentos à mesa.
As saladas são práticas, diversas e contribuem com cor e saúde para o nosso dia. À conversa com a nutricionista Sónia Marcelo, percebemos como iniciar as refeições diárias com uma salada pode ser tão natural como encararmos a mesa do pequeno-almoço com pão, leite e fiambre.
Saudáveis, nutritivas e com um ligeiro toque de originalidade, são perfeitas para aquelas semanas em que, compreensivelmente, não lhe apetece passar horas infindáveis de volta dos tachos, das frigideiras e das panelas. Sugestões deliciosas para toda a família.
Esta sobremesa típica da região italiana do Piemonte, na fronteira com a França e a Suíça, é, por norma, elaborada com nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias. A versão tradicional é a mais consumida e apreciada em todo o mundo mas não faltam alternativas deliciosas.
Um gaspacho com melão, gambas fresquíssimas num cocktail de vegetais e uma salada de couscous que pode transportar no frasco, estão na seleção de receitas que lhe preparámos. Bom proveito.
Não é fácil, nos dias que correm, encontrar uma boa ervilha fresca, de vagem. Pode o leitor considerar pouco prático debulhar a ervilha a partir do seu invólucro natural. Mas, acredite, sabendo-as escolher frescas, as ervilhas retribuem-nos em sabor e qualidade nutricionais o labor que nos pedem.
Ao bacalhau ninguém lhe nega a mesa seja qual for a estação do ano. O que aqui trazemos, são três pratos com o fiel amigo que, não tirando o protagonismo aos clássicos, não caem nada mal com a chegada do tempo quente.
A 10 de junho celebra-se o Dia do Chá Gelado, o original, sem adição de açúcares, nascido no século XIX. Uma data que coincide com a época do ano mais quente e a necessidade de hidratar o organismo. Uma prática mais saborosa e diversificada se à água juntarmos chá e infusões e as servirmos geladas.
À semelhança do que sucede com as quentes, também as que são servidas a temperaturas mais geladas têm propriedades terapêuticas para o organismo. As propostas da reputada nutricionista Gillian McKeith. Uma alternativa perfeita para hidratar as células.
Para que não falte nada nas suas refeições ao ar livre com cozinha à vista, eis uma lista para conferir chegada a hora de preparar os seus churrascos de verão.
Aprovadas pelos nutricionistas da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e/ou por organizações internacionais que se preocupam com a saúde das pessoas com diabetes, como é o caso da Diabetes UK, são deliciosas e (muito) nutritivas.