Um fim de semana sem stresses na cozinha é o que todos queremos. Para que possa programar as refeições dos próximos dias, deixamos-lhe seis sugestões de receitas, um menu completo.
Desengane-se quem pense que as cebolas são todas iguais. Para cada prato há uma variedade de cebola que se adequada. Saiba quais as utilizações mais comuns deste bolbo e aceita as sugestões de receitas que lhe deixamos.
Esta é, provavelmente, uma das massas de base mais utilizadas em pastelaria. Bastam cinco ingredientes (nem precisa de fermento) para obter um bolo simples. Pode, ainda, ser uma excelente base para bolos de camadas, tortas, charlottes. Tudo explicado, com dicas incluídas, pelo chefe de cozinha Rui R
Esta é uma ótima base para pratos de massa ou outras confeções que recorram a este molho. Neste caso, o nosso molho de queijo vê as calorias reduzidas com alguns ajustes, sem comprometer o sabor.
Desta vez vamos tirar o café da chávena e servi-lo a preceito em formato de bolo. Em abono da verdade, o cafezinho não escapa ao lanche, embora aqui se apresente muito guloso, mas em grande forma.
A batata está na categoria de alimentos que conquistam todo o tipo de cozinhas. Para mais, não precisa ser expert nos tachos para obter belas receitas usando o tubérculo que, há séculos, foi trazido do Novo Mundo.
É uma das bebidas mais apreciadas e consumidas em todos os continentes e também um ingrediente presente em inúmeras confeções gastronómicas. Há quem o utilize para fazer um famoso molho para bifes ou para confecionar deliciosas sobremesas, como estas.
As pessoas que sofrem de diabetes devem ter cuidados acrescidos com o que ingerem no dia a dia, privilegiando ingredientes alimentares menos calóricos e métodos de confeção com menos gordura. Propostas deliciosas e nutritivas que toda a família deve provar.
Sábado e domingo com a perspetiva de alguma chuva pedem pratos que reconfortem, embora sem trabalho acrescido na cozinha. Bacalhau, salmão e frango não faltam numa seleção de pratos que não dispensam lanches gulosos.
Ao cativarmos as crianças para a preparação de pratos simples e ricos do ponto de vista nutricional, damos-lhes amor e ferramentas para a vida. Com a naturopata Sara Oliveira, cinco sugestões para partilharmos com os mais pequenos as receitas caseiras.
Os diabéticos têm de ter permanentemente cuidados acrescidos com o que ingerem. Em parceria com o site de literacia em saúde Diabetes 365º, apresentamos-lhe um menu composto por várias especialidades. Para saborear nesta e noutras alturas do ano.
Fim de semana à porta, Páscoa incluída. Como sabemos, este ano uma Páscoa onde prepondera a palavra do momento “confinamento”. O que não tem de ser impedimento para nos divertirmos na cozinha, no seio familiar. Deixamos-lhe nove sugestões, três para cada dia.
Costuma dizer-se que o chocolate é um amigo para todas as ocasiões. Os gulosos subscrevem e até mesmo os mais resistentes aos doces não negam um quadradinho de chocolate de quando em vez. Aqui, a receita é simples: bom chocolate para superar todos os amargos da vida.
A Páscoa aproxima-se e, com ela, toda a corte de comeres que acompanha a celebração à mesa. Para casar cozinha com vinhos, deixamos-lhe sugestões de néctares alentejanos, durienses e da região dos Vinhos Verdes.
O melhor pode estar a ir para o lixo. Numa altura em que a preocupação com a sustentabilidade ambiental assume uma importância crescente, o nutricionista Alexandre Fernandes revela como e porque deve aproveitar cada milímetro dos alimentos.
Os ovos de chocolate, os folares, as amêndoas, a aletria e o arroz-doce são alguns dos doces mais típicos da quadra pascal mas, já que vivemos uma época diferente, por que não também variar nas iguarias que leva à mesa? Fica a sugestão!
Com o fim de semana à porta impõe-se a velha questão: o que preparar? Mais, o que preparar sem grandes demoras na cozinha e que sirva ao gosto de toda a família. Para lhe facilitar a vida, pensámos num menu completo. Sábado e domingo com almoço, lanche e jantar.
À mesa, o polvo dá-nos inúmeros cozinhados, nos pratos tradicionais, mas também em receitas inovadoras. Isso mesmo descobrimos nestas sugestões, onde não faltam assados e arrozes malandrinhos.
“Não se fazem omeletas sem ovos”, diz o adágio popular. Na realidade, para que as faça excelentes, assim como outras receitas à base de ovos, deixamos-lhe uma dezena de sugestões. É batota saltar das entradas para as sobremesas. Espreite, também, os pratos principais.
Há centenas de diferentes e deliciosos temperos que, dependendo da sua escolha, poderão mudar por completo uma salada. Podem ser leves e acres, ricos e cremosos, frescos e frutados ou ácidos e fortes.
É um dos ingredientes de eleição dos italianos, que a cozinham de mil maneiras, mas em todo o mundo não faltam receitas que a levam que surpreendem pelo sabor e pela originalidade. Descubra, de seguida, alguns dos muitos que lhe vão abrir o apetite.
Há 300 anos, nascia o chantilly em França e, nas sobremesas, tudo mudava para melhor, naturalmente. Esta extravagância gulosa veio ao mundo para casar com a cobertura de bolos e tartes. Temos três sugestões deliciosas.
O que lhe parece aproveitar o Dia do Pai para oferecer amor em formato de alimento? Aceite o desafio e prepare uma refeição especial com direito a entrada, prato principal e sobremesa, daquelas que ficam também já para os dias seguintes.
Tiago Bonito e Fábio Alves, respetivamente dos restaurantes Largo do Paço e Suba, arregaçaram mangas para nos sugerirem quatro receitas especialmente preparadas para o Dia do Pai, que se celebra a 19 de março.