A alimentação é um dos pilares do tratamento da diabetes e representa mesmo um desafio para quem tem a doença. Há ingredientes alimentares que estão proibidos e, como se não bastasse, os diabéticos têm de ter cuidados acrescidos com o que ingerem. Em parceria com o site de literacia em saúde Diabetes 365º, apresentamos-lhe um menu composto por várias especialidades gastronómicas, validadas por especialitas. Para saborear nesta e em todas as outras alturas.

Para o início da refeição, sugerimos uma sopa de abóbora com agrião. Aprovada pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), prepara-se com apenas meia-dúzia de ingredientes. Fornece apenas 52 calorias por dose, o que também a torna perfeita para pessoas que andam a tentar emagrecer ou a manter o peso já perdido. Em alternativa a esta, propomos-lhe três outras sopas, uma com coentros, outra com couve-roxa e outra com vários legumes.

Para prato principal, se aprecia peixe, pode iniciar a sua refeição pascal com um esparguete com tamboril. Aprovada por Lúcia Narciso, nutricionista da APDP, fornece 18 gramas de proteínas, 26 gramas de hidratos de carbono e 9 gramas de gordura, para além de 262 calorias por dose. Em alternativa a esta, pode optar por uma das três receitas de peixe para diabéticos que este site disponibiliza. Há uma de bacalhau, outra de linguado e outra de pescada.

Como prato de carne, temos outra receita validada pela APDP, lombo de porco com leite e ameixas. Com apenas 166 calorias por dose, fornece 21 gramas de proteína, 6 gramas de hidratos de carbono e outras tantas de gorduras. Se não aprecia esta carne, temos duas opções com frango para lhe propor. Pode optar entre frango assado com ervas aromáticas ou frango com tomates e pimentos, com arroz de cenoura e/ou feijão-verde cozido em água e sal.

Para terminar a sua refeição pascal em beleza, são duas as sobremesas que o projeto multiplataforma de promoção em literacia em diabetes, que ensina os portugueses a lidar com a doença, propõe. A mais light é uma musse de manga, que também leva morangos ou framboesas e que contém apenas 42 calorias por dose. A alternativa mais pesada é um bolo de cenoura saudável com cobertura de queijo quark, validada pela organização Diabetes UK.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.