A alimentação é um dos pilares do tratamento da diabetes e representa também um desafio para quem tem a doença. Para além de ter o cuidado de escolher ingredientes que permitam manter níveis de glicemia no sangue saudáveis, é preciso também, como alertam os médicos, privilegiar alimentos que evitem problemas de saúde tradicionalmente associados a esta patologia, como a obesidade, a hipertensão e o colesterol e os triglicéridos no sangue elevados.

No momento de preparar as refeições, são muitas as dúvidas que, por vezes, surgem no que toca aos ingredientes e às formas de confeção mais (des)adequadas e (des)aconselhadas. Para lhe facilitar a vida, em parceria com o Diabetes 365º, o projeto multiplataforma de promoção em literacia em diabetes que ensina os portugueses a lidar com a doença, o primeiro do género no país, que tem o Modern Life como parceiro, apresentamos-lhe receitas deliciosas e saudáveis.

1. Gratinado de couves-de-bruxelas

Saudável e bom para toda a família, este gratinado de couves-de-bruxelas, que foi validado pela associação britânica Diabetes UK, prepara-se, rapidamente, com menos de uma dezena de ingredientes. Fornecendo apenas 148 calorias por dose, garante um aporte de 10,5 gramas de proteínas, de 5,5 gramas de gorduras e de 20 gramas de hidratos de carbono. Os apreciadores de queijo e de pratos de forno vão adorar esta receita. Para saber como a preparar, clique aqui.

2. Frango com tomates e pimentos

Esta é outra das receitas que o projeto Diabetes 365º propõe para lhe simplificar a vida. Para além de frango, tomates e pimentos, também vai precisar de uma cebola, de alho e de salsa, ingredientes que, à partida, tem em sua casa. Por dose, esta especialidade fornece 172 calorias, 26 gramas de proteínas, 5 gramas de gorduras e 5 gramas de hidratos de carbono. À semelhança da anterior, adapta-se aos gostos de toda a família. Para saber como a preparar, clique aqui.

3. Esparguete com tamboril

É um dos peixes mais apreciados pelos portugueses e também pode ser usado para preparar um delicioso, nutritivo e saudável esparguete com tamboril. Da autoria da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e revista por Lúcia Narciso, nutricionista desta organização, não é complicada de confecionar e fornece, por dose, 262 calorias, 18 gramas de proteínas, 9 gramas de gorduras e ainda 26 gramas de hidratos de carbono. Para saber como a preparar, clique aqui.

4. Cuscuz de brócolos e batata-doce

De inspiração marroquina, apesar de ser uma sugestão oficial da Diabetes Australia, a terceira associação de prevenção e combate à doença mais antiga do mundo, a seguir à do Reino Unido e à de Portugal, esta é outra das receitas que pode experimentar num destes dias. Uma opção vegetariana, nutritiva, saudável e saborosa, que não exige um grande investimento nem um grande esforço, o que acaba por ser outra vantagem. Para saber como a preparar, clique aqui.

5. Salada de lentilhas grega

De Marrocos para a Grécia em menos de nada. Sabia que as lentilhas são um ingrediente recomendado para quem sofre de diabetes? Para além de ser rica em fibras, esta leguminosa apresenta um baixo índice glicémico, evitando, assim, que os seus níveis de glicemia subam de forma repentina após a refeição. Validada pela associação canadiana Diabetes Canada, é uma alternativa sã para os dias em que tem menos fome. Para saber como a preparar, clique aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.