Nasceu no Rio de Janeiro, no Brasil, em 1979, mas veio para Portugal logo em 1990. Cozinheiro, empresário e autor de livros de culinária, já participou em diversos programas de televisão e é um dos chefs mais conhecidos da atualidade. Nas redes sociais, são muitas as especialidades que ensina a fazer aos milhares de seguidores que gostam de estar a par das (muitas) coisas que vai fazendo, como é o caso das receitas, originais e deliciosas, que integram este menu especial.

1. Patê de salmão fumado com alcaparras e gressinos

Kiko Martins não tem dúvidas. "Esta é uma entrada que abre o apetite para a refeição inteira, uma combinação extremamente saborosa e que vai agradar a miudos e graúdos", afirma o cozinheiro. Para a preparar, necessita apenas de nove ingredientes, incluindo 200 gramas de salmão fumado, 200 gramas de queijo cremoso e uma colher de sopa de alcaparras. Esta receita, muito simples e fácil de confecionar, como pode ver de seguida, prepara-se num ápice.

2. Rebuçados de queijo brie com mel

É outra das propostas do chef e empresário. "Não só é extremamente fácil de fazer, como também é delicioso", assegura o cozinheiro. "É um aperitivo criativo para fazer um brilharete quando recebe os amigos em casa", garante. Para a executar, não necessita mais de cinco ingredientes. Para além de queijo brie e de massa filo, só precisa de manteiga, de mel e de uma colher de sopa de sementes de girassol. Para saber como proceder, só tem de ver as imagens.

3. Asas de frango agridoces com piripiri e sementes de coentros

Este é um dos petiscos que o chef empreendedor mais aprecia. "Sei que nem toda a gente é fã de asas de frango como eu, mas vejam como se podem transformar num autêntico petisco, se preparadas com os condimentos certos", sublinha Kiko Martins. Esta receita, que se confeciona com apenas sete ingredientes, não exige grandes conhecimentos de gastronomia para deliciar quem a provar e prepara-se em menos de 30 minutos, como pode constatar seguidamente.

4. Creme de alho-francês com parmesão

É uma das receitas que integram "Jantaradas - Hoje é cá em casa", o livro de culinária que Kiko Martins publicou em 2015 em parceria com a editora Casa das Letras. Para preparar esta deliciosa e original sopa, não precisa de mais do que sete ingredientes. A par do alho-francês e do queijo parmesão, vai precisar de batatas, de bacon, de manteiga, de quatro dentes de alho e de queijo mascarpone. Em cerca de 45 minutos, fica com o creme pronto a ir à mesa.

5. Guacamole com tortilhas no forno

Os mexicanos adoram-no e muitos portugueses também já não passam sem esta popular confeção gastronómica à base de abacate. "É delicioso, rápido e fácil de preparar", assegura Kiko Martins, que também incluiu esta receita no livro "Jantaradas - Hoje é cá em casa", publicado pela editora Casa das Letras. No momento de a começar a preparar, precisa apenas de meia-dúzia de ingredientes. A confeção limita-se a quatro passos, muito simples de seguir.

6. Tortilhas de galinha com cogumelos

Apaixonado por viagens, Kiko Martins aproveita muitas das que faz para (re)descobrir paladares que acabam depois por influenciar algumas das propostas gastronómicas que vai apresentando nos seus restaurantes. Esta entrada não é exceção. "A tortillha é um género de pão em folha, confecionado a partir de farinha de milho ou de trigo. É servido como entrada, normalmente acompanhada com salsa, um molho tipicamente mexicano", explica o cozinheiro.

7. Cuscuz de camarão com tomate-cereja e manjericão

À exceção do fim de semana, o tempo para preparar as refeições ao fim do dia não abunda. "Eu costumo receber mensagens de seguidores durante a semana a pedir-me receitas simples e fáceis de preparar depois de um dia de trabalho longo e cansativo", desabafa Kiko Martins, que, para essas alturas, sugere este prato, que demora sensivelmente uma hora a confecionar. Depois de preparar o caldo de camarão que o chef sugere, é só seguir os restantes passos da receita.

8. Carbonara de chouriço de porco-preto com salada de ervilhas e hortelã

Para esta receita, Kiko Martins pegou num clássico da gastronomia italiana e reinventou-o. "Há receitas que merecem um novo twist, mais contemporâneo", justifica o chef. "Este prato é irresistivelmente delicioso", garante mesmo o cozinheiro empreendedor. Para o confecionar, não necessita de mais de nove ingredientes, incluindo o chouriço de porco-preto, que deve ser de qualidade. Em cerca de 40 minutos, esta deliciosa receita está pronta para ser servida.

9. Lombinho de porco com berbigão

O chef propôs esta especialidade aos seguidores numa das alturas festivas mais esperadas do ano mas, na verdade, pode ser preparada em qualquer altura. "Há sempre alguém que não gosta das carnes típicas servidas no Natal, o que nos obrigada a ter de adaptar o menu para os mais esquisitos", refere o cozinheiro de naturalidade brasileira. "Esta é uma receita que agrada qualquer paladar", afiança Kiko Martins. Em apenas seis passos, fáceis, consegue prepará-la.

10. Bananas assadas com crumble de baunilha

Está longe de ser a sobremesa mais óbvia mas promete conquistar até os paladares mais exigentes. "A banana é uma fruta muito versátil e é considerada um ótimo alimento para incluir nas refeições do dia a dia, desde os pratos quentes até às sobremesas", enaltece o chef Kiko Martins, um dos apreciadores deste ingrediente. Para a executar, necessita apenas de seis ingredientes, para além das bananas. "É uma delícia para os mais gulosos", afirma o cozinheiro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.