Cebola doce: pela forma como carameliza, adequa-se a gratinados e vegetais assados, assim como a deliciosos acompanhamentos.
Cebola roxa: saborosa quando ingerida a cru. O sabor adocicado da cebola roxa faz com que seja a qualidade adequada para utilizar em saladas, sandes ou para fazer guacamole.
Cebola branca: boa para molhos e aperitivos. Esta qualidade de cebola tem um sabor muito intenso e, como tal, é especialmente indicada para fazer molhos, chutneys e refogados nos quais pretendamos sentir o aroma do bolbo.
Cebola amarela: a cebola "tradicional" e mais versátil de todas. Tal como a cebola branca, a cebola amarela tem um sabor muito intenso e ácido, sendo indicada para assados, refogados, molhos, sopas e ensopados. Pode ser utilizada crua, cozida, picada, em rodelas, sempre que se pretenda acentuar o aroma da cebola.
Chalota: boa para compotas e pratos suaves. Esta é a qualidade de cebola com um sabor mais adocicado, mais suave e com baixo teor de acidez. É especialmente indicada para fazer vinagretes, guarnições e omeletes ou para qualquer prato elegante e requintado.
Fonte: Blogue Camomila Limão.
Comentários