Antes de lançar mãos à obra (encontra a receita no final do artigo) e produzir este bolo, leia atentamente as seguintes dicas sugeridas pelo chefe de cozinha Rui Ribeiro:

- Todos os ingredientes deverão estar à temperatura ambiente.

- Quanto mais tempo bater os ovos juntamente com o açúcar, mais fofa e arejada ficará a massa do bolo (neste caso uma genoise, uma espécie de pão de ló de origem italiana).

- Pode aromatizar com raspa da casca de laranja ou limão, se preferir.

- Se não tiver batedeira elétrica, opte pelo seguinte método: bata num recipiente as gemas com o açúcar e as sementes de baunilha. À parte, bata as claras em castelo juntamente com uma pitada de sal. Incorpore as claras batidas no creme das gemas e açúcar e, finalmente, a farinha peneirada, envolvendo com movimentos suaves.

Como confecionar a Geneoise perfeita
Blogue "Faz & Come"

- Se utilizar uma forma mais alta, dê mais tempo no forno. Se, pelo contrário, utilizar uma forma maior mas mais baixa, o tempo de cozedura deverá ser reduzido.

- Não abra o forno nos primeiros 20 minutos, ou todo o processo poderá fracassar.

- Depois de completamente fria, pode envolver a genoise em película aderente e congelar, dentro de um saco ou recipiente com fecho hermético. Aguentará em perfeito estado durante várias semanas. Quando precisar de a utilizar, basta deixar descongelar a temperatura ambiente.

- Esta base é ideal para utilizar em bolos de camadas, tortas e charlottes, mas pode resultar um bolo ligeiramente seco, pelo que pode ser refrescado com uma calda de açúcar (ferva durante cinco minutos 200 ml de água juntamente com 100 g de açúcar e uma casca de limão e um pouco de vinho do Porto).

- Se, como eu, gostar dos bolos simples, basta polvilhar com um pouco de açúcar em pó e desfrutar.

Geneoise
Geneoise
Ver receita completa