Café: já experimentou juntar cubos de café gelado ao leite? Fica excelente. Para obter estes cubos, basta aproveitar aquele café que ficou no fundo da cafeteira. Ou preparar uma dose extra de café, deixar arrefecer e verter nas cuvetes. Por fim, leve ao congelador.
Iogurte: tem alguns iogurtes a aproximarem-se do fim do prazo de validade? Pode congelá-los em cuvetes e, mais tarde, aproveitar os cubos para enriquecer os seus smoothies.
Purés de fruta: aplica-se o mesmo princípio dos iogurtes. Pode usá-los nos smoothies. Emprestam uma bela cor e um sabor extra. Basta triturar as frutas em separado (manga, quivi, morango, etc.) adicionando-lhes alguma água. Depois, disponha nas cuvetes. Leve ao frio.
Gelados: não nos ocorreria gelar algo que naturalmente já nos chega frio. Experimente diversificar nos sabores e, depois de umas horas de frio, junte os cubos de gelado aos batidos e café.
Sumo de limão: prepare uma limonada a seu gosto. No final reserve algum líquido para encher as cuvetes. Junte uma casquinha de limão e uma folha de hortelã. Conferem um toque de cor ao cubo. Mais tarde use estes cubinhos para refrescar água, cocktails (ex. mojito).
Chocolate: estes cubos ficam uma maravilha num copo de leite morno aromatizado, por exemplo, com baunilha. Para fazer os cubos de chocolate, use 70 g de chocolate negro (66% de cacau), 200 ml de leite. 50 ml de água. Uma colher de cacau em pó sem açúcar. Uma colher de açúcar. Uma colher de café solúvel (opcional). Rale finamente o chocolate para uma tigela resistente ao calor. Numa caçarola, verta a água, o leite, junte o açúcar, o cacau e o café solúvel. Mexa levemente. Deixe ferver em lume médio. Retire do lume e verta sobre o chocolate. Deixe repousar cinco minutos e, finalmente, envolva lentamente. Verta o creme nas cuvetes e leve ao frigorífico.
Vinho: esta é uma boa ideia para utilizar o vinho que sobrou de uma refeição anterior. Basta encher os compartimentos da cuvete com o vinho. Experimente utilizar tinto, branco, rosé. O vinho em cubinhos pode ser usado na confeção de um prato, ou adicionado à sangria.
Massa de bolacha: prepare a sua massa de bolacha habitual. Conserve-a nas cuvetes. Basta, mais tarde, retirar as porções que desejar do frio e levá-las ao forno.
Ervas aromáticas: as ervas aromáticas congeladas conservam a sua fragrância três a quatro meses, podendo utilizá-las em sopas, guisados, estufados e molhos. Para congelar ervas aromáticas precisa: Lavar e secar bem as ervas aromáticas. Picar as ervas. Congelar em pequenos recipientes ou nos tabuleiros dos cubos de gelo com um pouco de água. Como alternativa pode reduzir cada erva a puré com um pouco de azeite numa picadora e congelar em sacos ou recipientes plásticos.
Flores comestíveis: não tanto pelo sabor, mas pelo efeito visual, as flores comestíveis são um bom elemento decorativo à mesa. Apresente os cubos de gelo numa taça ampla ou mesmo para animar as bebidas que vai servir frescas.
Comentários