Um Brás de frango e uns Queques de bacalhau que dão aproveitamento a sobras de refeições anteriores, estão entre as sete receitas que escolhemos para esta semana. Não falta uma salada morna, a condizer com a estação do ano.
É difícil resistir-lhe, até mesmo ao “pecado” de a comer à colher. Para os mais gulosos, fica uma versão caseira de Nutella. A mais amiga de uma alimentação equilibrada.
Apesar de sabermos que atualmente os cogumelos estão disponíveis para compra ao longo do ano, reconforta-nos associá-los a pratos de outono. Para que nunca se perca a magia de cozinhar, deixamos-lhes quatro receitas de risottos de cogumelos.
A 11 de novembro celebra-se o São Martinho, mote para incluirmos nesta seleção de pratos duas receitas com castanhas. Há mais, da tarte de legumes, ao salgado de cogumelos que se parece com um bolo e um creme de abóbora temperado com leite de coco. Bom proveito.
Nos dias que correm, as tentações são muitas mas todo o cuidado é pouco. Saiba quais são os utensílios de cozinha e os métodos de culinária que lhe permitem fazer uma alimentação mais saudável e variada. A sua saúde agradece.
As castanhas são as rainhas desta época, vamos torná-las ainda mais espectaculares com estas três receitas deliciosas, saudáveis e com muito pouco açúcar. São irresistíveis e de certeza que vai a correr comprar castanhas para as experimentar.
Além do bacalhau, coxas de frango e polvo, esta seleção de cinco receitas propõe-lhe um belo lombo e o robalo. Receitas sem segredos ou dificuldade. O forno é bom amigo de todos os que se lançam à cozinha.
Existem épocas do ano que exigem especialidades gastronómicas mais aconchegantes. É o caso desta. Para saborear ainda quentes ou mornas, não faltam propostas culinárias que enchem a nossa vida de momentos reconfortantes à mesa.
Sem perder de vista os inevitáveis da estação, como a batata-doce e a abóbora, aquilo que lhe propomos é uma ementa diversa, com receitas que dão bom uso aos ovos, ao atum e ao bacalhau. Isto, em esquecer opções vegetarianas.
Os portugueses estão cada vez mais rendidos ao Halloween, uma altura perfeita para dar largas à criatividade na cozinha. Esta é também uma oportunidade de pôr os mais novos a descobrir outros sabores e outras texturas. A imaginação é o limite!
Nas últimas décadas, esta tradição importada dos Estados Unidos da América tem vindo a ganhar terreno. Em Portugal, as memórias antigas do Dia das Bruxas têm-se perdido com o tempo, mas pode recordá-las enquanto se delicia com estas propostas.
As de trigo e ovo são as mais comuns mas, no continente asiático, as de arroz são as preferidas de muitos. Os italianos elevaram-nas à condição de ícone gastronómico e as novas variedades no mercado, com alfarroba, algas e até ervilhas, atraem ainda mais consumidores.
Planear as refeições quotidianas é um desafio permanente. Recorrer ao take away dos restaurantes e/ou às aplicações digitais de encomenda de comida é uma alternativa prática mas, além de ser mais dispendiosa, também não é das mais equilibradas.
É chegado o fim de semana e, com ele, mais tempo para cozinhar, mas também para o lazer. Para lhe facilitar o compromisso entre descanso e tarefas domésticas, deixamos-lhe seis sugestões.
É uma das frutas mais apreciadas e consumidas pelos portugueses e surpreende pela sua versatilidade, uma vez que, devido à acidez de algumas das variedades, pode ser facilmente incorporada em pratos salgados, conferindo-lhes um travo agridoce.
Cozinheiro, empresário e autor de livros de culinária, é um dos chefs nacionais mais conhecidos da atualidade. Nas redes sociais, são muitas as especialidades que ensina a fazer aos milhares de seguidores que tem. É o caso das que integram este menu especial.
Fim de semana à porta e o eterno dilema que vai e volta ao sabor dos dias: “o que vou preparar para o almoço e para o jantar?” Para que as incertezas não entrem na ementa de sábado e domingo, reunimos algumas sugestões de receitas. Inclui lanches.
A propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, especialista explica-lhe como pode preparar refeições completas em casa sem que isto tenha um grande impacto na sua fatura de energia.
Preparam-se num instante e, por norma, não costumam exigir uma grande quantidade de ingredientes. Servidas com uma salada, com esparregado ou com legumes salteados, tornam qualquer almoço ou jantar mais nutritivo. Há quanto tempo é que não faz uma?
Arroz, massas, almôndegas, mas também a tão nossa alheira numa receita irresistível de forno estão entre as sugestões para esta semana que lhe deixamos.
Sem esquecer duas receitas com o peixe “fiel amigo” dos portugueses, a ementa que lhe preparámos para o fim de semana inclui panadinhos, empadas, panquecas e um saudável salame doce.
Existem várias formas de o deixar tenro e macio, como tanto gostamos de o ingerir. Pobre em gorduras, este delicioso cefalópode marinho é rico em proteínas de baixo teor calórico e em vitaminas e em sais minerais essenciais, como o potássio, o magnésio e o fósforo.
De norte a sul do país, não faltam néctares que revelam aromas cativantes. Portugal tem ainda a vantagem de produzir tintos, brancos e rosés que são comercializados a preços muito atrativos. Esta seleção de rótulos vínicos é a prova disso. Saiba como é que os deve servir.
Não faltam os clássicos com o bacalhau, assim como receitas rápidas, representada na quiche de salsicha. Os amigos dos croquetes encontram uma receita, tal como todos os que adoram um bom prato de ovos. Eis cinco sugestões para arrebitar a cozinha.