Torne os seus lanches e/ou os seus momentos de pausa mais doces. As infusões quentes de ervas e frutos aquecem as mãos e a alma e as confeções gastronómicas que lhe sugerimos de seguida, todas elas muito variadas, adoçam-lhe a boca e o espírito.
Tem restos de peixe, de carne e até de pão à mão e não sabe muito bem o que é que há de fazer com eles? Mandá-los para o lixo não é opção e utilizá-los numa omelete também não pode ser sempre a alternativa. Inspire-se nas nossas propostas e bom apetite!
Cinco massas, cinco sabores com personalidade. Qual é a sua cor preferida? E sabor? As duas perguntas chegam relacionadas entre si e, mais, prometem, à boleia de novas massas alegrar e enriquecer as refeições. Para termos a resposta à dupla de perguntas, vamos montar um cenário que, não raro, temos
Não tendo tradição em Portugal, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), celebra-se em países como os Estados Unidos e Canadá, na última quinta-feira de novembro, ou seja, dia 25, em 2021. Mote para recordar que a mesa é local de partilha. Neste caso com um menu de base vegetal.
Portugal tem uma longa tradição no que toca a sopas. Acresce que nos aconchegam nos meses mais frios e, simultaneamente, acrescentam saúde à nossa mesa. Estão, ainda, ligadas a todas as fases da nossa alimentação, desde bebés. Percebamos os benefícios da sopa.
Uma lasanha que prepara em poucos minutos, uns nuggets de franco que vão conquistar os miúdos, mas também um salmão numa receita original, estão entre as propostas que lhe trazemos para os jantares desta semana.
O tempo mais fresco chegou e, com ele, a necessidade de nutrirmos corpo e alma com receitas reconfortantes, também capazes de nos proporcionarem um suplemento de energia. Estas sopas cumprem esses princípios, juntando-lhes um outro ingrediente, são deliciosas.
Os portugueses não passam sem elas. Fáceis e rápidas de preparar e repletas de vegetais com vitaminas e minerais essenciais, são recomendadas por nutricionistas e dietistas. Já está farto das que cozinha habitualmente? Experimente estas!
Um Brás de frango e uns Queques de bacalhau que dão aproveitamento a sobras de refeições anteriores, estão entre as sete receitas que escolhemos para esta semana. Não falta uma salada morna, a condizer com a estação do ano.
É difícil resistir-lhe, até mesmo ao “pecado” de a comer à colher. Para os mais gulosos, fica uma versão caseira de Nutella. A mais amiga de uma alimentação equilibrada.
Apesar de sabermos que atualmente os cogumelos estão disponíveis para compra ao longo do ano, reconforta-nos associá-los a pratos de outono. Para que nunca se perca a magia de cozinhar, deixamos-lhes quatro receitas de risottos de cogumelos.
A 11 de novembro celebra-se o São Martinho, mote para incluirmos nesta seleção de pratos duas receitas com castanhas. Há mais, da tarte de legumes, ao salgado de cogumelos que se parece com um bolo e um creme de abóbora temperado com leite de coco. Bom proveito.
Nos dias que correm, as tentações são muitas mas todo o cuidado é pouco. Saiba quais são os utensílios de cozinha e os métodos de culinária que lhe permitem fazer uma alimentação mais saudável e variada. A sua saúde agradece.
As castanhas são as rainhas desta época, vamos torná-las ainda mais espectaculares com estas três receitas deliciosas, saudáveis e com muito pouco açúcar. São irresistíveis e de certeza que vai a correr comprar castanhas para as experimentar.
Além do bacalhau, coxas de frango e polvo, esta seleção de cinco receitas propõe-lhe um belo lombo e o robalo. Receitas sem segredos ou dificuldade. O forno é bom amigo de todos os que se lançam à cozinha.
Existem épocas do ano que exigem especialidades gastronómicas mais aconchegantes. É o caso desta. Para saborear ainda quentes ou mornas, não faltam propostas culinárias que enchem a nossa vida de momentos reconfortantes à mesa.
Sem perder de vista os inevitáveis da estação, como a batata-doce e a abóbora, aquilo que lhe propomos é uma ementa diversa, com receitas que dão bom uso aos ovos, ao atum e ao bacalhau. Isto, em esquecer opções vegetarianas.
Os portugueses estão cada vez mais rendidos ao Halloween, uma altura perfeita para dar largas à criatividade na cozinha. Esta é também uma oportunidade de pôr os mais novos a descobrir outros sabores e outras texturas. A imaginação é o limite!
Nas últimas décadas, esta tradição importada dos Estados Unidos da América tem vindo a ganhar terreno. Em Portugal, as memórias antigas do Dia das Bruxas têm-se perdido com o tempo, mas pode recordá-las enquanto se delicia com estas propostas.
As de trigo e ovo são as mais comuns mas, no continente asiático, as de arroz são as preferidas de muitos. Os italianos elevaram-nas à condição de ícone gastronómico e as novas variedades no mercado, com alfarroba, algas e até ervilhas, atraem ainda mais consumidores.
Planear as refeições quotidianas é um desafio permanente. Recorrer ao take away dos restaurantes e/ou às aplicações digitais de encomenda de comida é uma alternativa prática mas, além de ser mais dispendiosa, também não é das mais equilibradas.
É chegado o fim de semana e, com ele, mais tempo para cozinhar, mas também para o lazer. Para lhe facilitar o compromisso entre descanso e tarefas domésticas, deixamos-lhe seis sugestões.
É uma das frutas mais apreciadas e consumidas pelos portugueses e surpreende pela sua versatilidade, uma vez que, devido à acidez de algumas das variedades, pode ser facilmente incorporada em pratos salgados, conferindo-lhes um travo agridoce.